Um texto inédito de Lídia Jorge, criado para a ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve no âmbito do programa Pegada Cultural, tem estreia marcada para a próxima sexta-feira, dia 13 pelas 21h30, e permanecerá em cena até ao dia 29 de Novembro no Teatro Lethes em Faro.
"Instruções para Voar" conta a história de dois migrantes, um homem e uma mulher, de origens geográficas diversas, que se encontram num mesmo tempo e num mesmo espaço, em condições similares e contraditórias; para ambos, o centro das suas problemáticas é a figura da mãe ausente.
Instruções para Voar, é uma das raras incursões de Lídia Jorge no universo da criação dramática.
O espectáculo conta com as interpretações de Luís Vicente e de Elisabete Martins e ainda com um coro constituído por alunos do Curso de Artes/Interpretação da Escola Tomás Cabreira, de Faro.
A encenação é da norueguesa Juni Dahr; a concepção plástica é do francês Jean-Guy Lecat (que foi o cenógrafo de Peter Brook durante 30 anos).
Instruções para Voar permanecerá em cena no Teatro Lethes até ao fim de Novembro, após o que iniciará digressão por Portimão, São Brás de Alportel, Lagoa, Almada, Évora, Lagos, Montemor-o-Novo, Vila Real de Sto António, Loulé e Lisboa.
O programa Pegada Cultural é um programa da União Europeia, financiado pelos EEAGrants, gerido em Portugal pela DGArtes, que coube à ACTA, em concurso nacional, desenvolver no Algarve.
Este programa está direccionado para o aprofundamento da relação entre Artes e Educação – âmbito em que, no quadro dos 28 países da União Europeia, Portugal é deficitário, ocupando (de acordo com o Eurobarómetro de Outubro de 2013), no que refere à fruição das artes cénicas, o 28º e último lugar.
"Instruções para Voar" em cena no Teatro Lethes em Faro de 13 a 29 Novembro. Quintas às 15h00, Sextas e Sábados às 21h30 e Domingos às 16h00.