Decorreu ontem uma ação de limpeza na Ilha Deserta que contou com a presença de 190 voluntários.
Ao todo segundo a organização, foram recolhidos mais de 1400 kg de lixo ao longo de aproximadamente 5 km de costa (ria e mar).
A grande maioria do lixo estava associada a artes de pesca perdidas como covos e outras armadilhas para polvos (que estavam muitas vezes enterradas), cabos, cordas, bóias, redes variadas. No entanto, outro tipo de lixo foi também apanhado como garrafas de plástico e vidro, roupa, uma bicicleta, uma churrasqueira ou uma arca congeladora.
Apesar do esforço dos voluntários, o lixo recolhido representa apenas uma pequena parte do que foi encontrado na Ilha Deserta.
Para além dos resíduos recolhidos foram ainda encontrados dois golfinhos e várias aves marinhas já mortas, informação que foi encaminhada ao destacamento da Polícia Marítima de Faro.
Esta limpeza foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com a empresa marítimo-turística Animaris (que ofereceu o transporte dos voluntários para a Ilha) e o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (NEBUA).
Teve ainda o apoio do restaurante Estaminé, da FAGAR, da Fundação Yves Rocher e da empresa Ansell Portugal.