O núcleo dos Hangares, Ilha da Culatra, irá viver no dia 30 de agosto um dos momentos mais importantes da sua história recente.
Trata-se da inauguração do monumento que assinala o centenário e a memória do esforço de Portugal na Grande Guerra e da assinatura de um protocolo de colaboração com a Marinha.
Uma iniciativa, que segundo a organização, visa valorizar a memória coletiva numa área sensível nos dias de hoje, "como é a conquista da paz e da democracia participada".
Será assinado um protocolo de cooperação com a Autoridade Marítima e a Marinha. O documento prevê a possibilidade de uma melhor acessibilidade de civis à ponte militar.
Na iniciativa estará presente o Chefe de Estado-maior da Armada - Almirante Silva Ribeiro, Secretário de Estado da Defesa Nacional - Marcos Perestrelo, Presidente da Câmara de Faro - Rogério Bacalhau, Comandante Naval - Vice-almirante Gouveia e Melo e Presidente da Associação de moradores do Núcleo dos Hangares - José Lézinho.
Pelas 12h15, sera feita a apresentação do livro de Rosa Neves, «Hangares – O esforço de Guerra – No Centenário da Grande Guerra (1917-2017)»