Entre janeiro e abril, a Tertúlia Algarvia e a Associação de Designers do Sul juntam esforços novamente para organizar uma série de atividades que aliam o design aos ofícios tradicionais.
A primeira dessas iniciativas acontece no dia 30 de janeiro e trata-se de um workshop de máscaras de Carnaval com material reciclado, destinado a crianças e jovens, com idades entre os 5 e os 14 anos, e dinamizado pela artista visual Catarina Canelas.
De seguida, no dia 27 de fevereiro, é a vez do artesão Domingos Vaz voltar à Tertúlia Algarvia, para ensinar a fazer um cesto pequeno, através da técnica artesanal da cestaria em cana.
Para o dia 20 de março, está marcada uma aula de cozinha, durante a qual os participantes vão aprender a confecionar o folar de folhas. Também conhecido como folar de Olhão, um bolo tradicional da Páscoa algarvia e um dos mais doces e aromáticos do país.
O último evento deste programa é um atelier de empreita de palma com o artesão Custódio Cavaco. Dividido em duas sessões, uma no dia 9 e a outra no dia 16 de abril, neste atelier, os participantes vão aprender a fazer um individual para pratos e panelas, recorrendo à técnica de empreita de palma.
Cada visita à Tertúlia Algarvia, entre 30 de janeiro e 30 de abril, constitui-se também numa oportunidade para apreciar os produtos nascidos no âmbito do projeto Design&Ofícios.
Esta iniciativa, que vai já na sua quinta edição, surgiu de uma parceria entre a Associação de Designers do Sul e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
O projeto Design&Ofícios consiste numa plataforma de transmissão da cultura tradicional, valorização das matérias-primas da região, bem como de incentivo aos designers, artistas e artesãos para desenvolverem os seus projetos pessoais, de uma forma sustentável, amiga do ambiente e com recurso a técnicas artesanais e materiais locais, tendo como objetivo desenvolver projetos experimentais e originais, no âmbito do eco design, do artesanato contemporâneo e das artes decorativas.
A exposição que a Tertúlia Algarvia acolhe entre 30 de janeiro e 30 de abril reúne uma diversidade de peças concebidas na residência criativa realizada em junho de 2015, em São Brás de Alportel, dentro de várias categorias, tais como: iluminação, decoração e mobiliário, e onde materiais como o barro, a cortiça, a madeira, a palma e a trapologia são uma constante.