Economia

FARO:Passados 13 anos à espera Largo das Mouras Velhas será requalificado

 
A Câmara Municipal Faro confirmou hoje que depois de um longo impasse, desbloqueou em reunião de câmara, a operação de requalificação urbanística do Largo das Mouras Velhas.

 
A intervenção, prevê para além do arranjo estético e repavimentação do piso, a criação de uma bolsa de estacionamento gratuito, bem no centro da cidade, num investimento de cerca de 309 mil euros. 
 
Conforme explica nota autárquica, a nova vida do largo das Mouras Velhas resulta da redução do objecto do contrato de concessão firmado com este consórcio em 2003, que previa a construção e exploração de dois parques públicos de estacionamento subterrâneo, na Pontinha (actualmente em funcionamento e explorado pela CPE/Teixeira Duarte) e no Largo das Mouras Velhas – este nunca executado, por se considerar inviável económica e financeiramente. 
 
A proposta de redução do objecto contratual foi assim apresentada em reunião pública e passou com os votos favoráveis do Presidente e dos vereadores da coligação e a abstenção dos vereadores da oposição.
 
Com esta alteração do contrato, que não irá onerar o Município, fica resolvido um impasse, que durava há mais de 13 anos. 
 
Esta intervenção, para além de abranger o referido Largo, estende-se pela Rua de Portugal, com incidência na zona fronteira ao Teatro Lethes (antigo Colégio de Santiago Maior) incluindo a área pedonal (passeio) circundante da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa.