Política

FARO:PCP acusa PSD/CDS e PS de entregarem desporto municipal aos privados

 
O PCP sublinha que a solução para os problemas existentes não passa pela privatização.

 
A Comissão Concelhia de Faro do PCP lembra que esta proposta já tinha sido apresentada pela autarquia em junho de 2018, na Assembleia Municipal apontando para a abertura de um concurso público de concessão de serviços desportivos na área da docência para atividades aquáticas, náuticas, seniores, de promoção da atividade física e utilização das piscinas municipais, e na área técnica de manutenção e limpeza de instalações desportivas a realizar no Concelho de Faro.
 
Na ocasião, a  proposta foi rejeitada com os votos do PCP, PAN, BE e também do PS.
 
Passados 8 meses, os comunistas estranham que a Câmara Municipal liderada pelo PSD/CDS tenha avançado novamente com proposta idêntica na sessão da Assembleia Municipal de Faro.
 
Segundo o PCP, mo passado dia 6 de março, o PS optou pela abstenção, “permitindo a aprovação da referida proposta com a consequente entrega da atividades mencionadas aos privados”.
 
O PCP diz em comunicado que mais uma vez votou contra, justificando a decisão com a sua linha política "baseada em princípios de defesa dos interesses da população, cuja proposta agora aprovada prejudica os farenses e todos os utilizadores destas atividades".
 
A Comissão Concelhia de Faro do PCP defende que “estas atividades deverão ser promovidas pela Câmara Municipal, como um serviço público, e os professores, técnicos e demais trabalhadores contratados devam ser pagos pelo município”.
 
Criticando o facto da proposta "entregar estas atividades ao setor privado, deixando à mercê do lucro da empresa”, o PCP aponta “os preços impostos aos utilizadores, a precariedade nos postos de trabalho e um conjunto de respostas ao nível da manutenção e limpeza que deveriam ser assegurados pela Câmara Municipal de Faro".
 
O mesmo partido sublinha que “a solução para os problemas existentes não passa pela privatização/concessão a privados dos equipamentos desportivos”, exigindo "uma outra política para a Câmara Municipal de Faro”, que rompa com as sucessivas negociatas e favorecimento de interesses privados, e “promova os serviços públicos, designadamente o direito à prática desportiva por parte da juventude e de toda a população Farense".