Política

Faro:PCP conclui que listas de espera na ortopedia podem atingir os 3 anos

No passado dia 1 de julho, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Serviço de Ortopedia do Hospital de Faro e reuniu com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, tendo-se inteirado da "acentuada carência de recursos humanos neste serviço".

PUB
 
Nessa visita, a mesma delegação ficou a saber que o Serviço de Ortopedia do Hospital de Faro dispõe de 8 médicos. Até recentemente dispunha ainda de mais dois em regime de mobilidade; contudo, um destes médicos reformou-se e outro irá reformar-se em breve. O quadro de pessoal prevê que este Serviço disponha de 24 médicos ortopedistas.
 
Fazendo contas o PCP diz em comunicado que estes médicos conseguem assegurar apenas 180 das 500 horas semanais das Urgências (as restantes horas são asseguradas por prestadores externos). Apenas têm capacidade para realizar as intervenções cirúrgicas urgentes, mas mesmo nestes casos há cirurgias que são feitas depois do prazo clinicamente recomendado. Também não conseguem assegurar plenamente as consultas externas, as quais têm tempos de espera que podem atingir os 3 anos.
 
No Serviço de Ortopedia do Hospital de Faro há ainda falta de enfermeiros e assistentes operacionais.
 
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio dos deputados Paulo Sá e Carla Cruz, questionou a Ministra da Saúde, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
Que medidas decisivas irá o Governo adotar para garantir, a curto prazo, o reforço do número de ortopedistas no Hospital de Faro?
Quando serão contratados os restantes profissionais de saúde em falta (enfermeiros e assistentes operacionais)?