Segundo comunicado do PCP, refere que na passada segunda-feira, uma delegação do PCP visitou a Escola Secundária João de Deus em Faro, tendo constatado que vários espaços dos blocos B e C (13 salas de aulas, 3 gabinetes, sala dos alunos e 7 instalações sanitárias masculinas, femininas e de deficientes), assim como a entrada principal da Escola, se encontram concluídos.
O empreiteiro pretende entregar estes espaços na próxima semana, a tempo do início do ano letivo, mas a Parque Escolar não estaria disponível para os receber, refere o PCP. Se esta intenção da Parque Escolar se vier a confirmar, centenas de alunos continuarão a ter aulas, pelo quinto ano letivo consecutivo, em contentores.
Uma situação "inadmissível", diz o PCP, já que "os espaços estão prontos a ser usados", exigindo que o Governo transmita à Parque Escolar orientações para que esta Escola Secundária, receba do empreiteiro todos os espaços que se encontram concluídos e prontos a ser usados.
A delegação do PCP constatou que as obras noutros espaços (ginásio, refeitório, cozinha e bar) se encontram muito atrasadas. Quanto ao novo auditório, a construção ainda nem sequer começou (no terreno apenas está sinalizada a sua futura localização com quatro linhas brancas).
Os comunistas, frisam que "mais uma vez, os prazos estabelecidos pelo próprio Governo são incumpridos, com repercussões muito negativas no funcionamento da Escola e na qualidade do ensino prestado aos alunos".
Deste modo, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Educação e Ciência sobre os motivos para que a Parque Escolar se esteja a preparar para recusar receber do empreiteiro espaços já concluídos na Escola Secundária João de Deus, levando a que centenas de alunos continuem a ter aulas, pelo quinto ano letivo consecutivo, em contentores; se o Ministério da Educação e Ciência irá transmitir à Parque Escolar orientações para que esta receba do empreiteiro todos os espaços que se encontram concluídos e prontos a ser usados; a justificação para o incumprimento do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação e Ciência para a conclusão das obras de requalificação da Escola, (dezembro de 2014); quais as medidas que o Ministério da Educação e Ciência irá tomar para que as obras de requalificação da Escola Secundária sejam finalmente concluídas.