Sociedade

FARO:Presépio de Natal dos Bombeiros Cruz Lusa inaugurado com "esperança" de novos rumos

A Associação Humanitária de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa, inaugurou esta sexta-feira o seu presépio de Natal.

PUB
 
Marcaram presença o pároco Rui Guerreiro, o Presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, o Vice-presidente da autarquia Paulo Santos, o Comandante Distrital da Proteção Civil de Faro, Vaz Pinto, entre outros convidados.
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, o Sub-Chefe Luís Farrobinha, informou que o presépio tem uma área de 40m2, e cerca de 300 figuras, tendo levado 1 mês a fazer por alguns operacionais da corporação.
 
O Sub-Chefe confirmou que o presépio vai estar exposto até ao Dia de Reis, das 9h00 à meia-noite.
 
Ao nosso jornal o Presidente da Associação Humanitária, Steven de Sousa Piedade, mostrou-se feliz pelo trabalho realizado pela sua equipa, mas também pela árvore de Natal "original" que se encontra em frente ao Quartel feita com mangueiras, botas, extintores e capacetes de bombeiros.
 
O responsável agradeceu o trabalho de todos quantos se empenharam na construção do presépio e da árvore de Natal, referindo ao nosso jornal, que os tempos mais difíceis, já foram ultrapassados.
 
Steven Sousa Piedade, realçou o facto de quando chegou à Direção, a corporação tinha cerca de 400 mil euros em dívidas, com ordenados em atraso numa situação financeira delicada. 
 
Atualmente essa dívida não chega aos 100 mil euros, com Steven Sousa Piedade a destacar o apoio que a Associação Humanitária tem recebido, quer da parte da autarquia Farense, quer da Autoridade Nacional de Proteção Civil, «enquanto que eu aqui estiver esta corporação estará sempre grata ao Município, na pessoa de Rogério Bacalhau e da ANPC na pessoa do Comandante Vaz Pinto, sem eles não tínhamos conseguido chegar até aqui e depois foi um trabalho de todos da corporação e da direção». 
 
O presidente da Associação Humanitária, revelou que o próximo passo será mudar para um novo quartel, com melhores condições, «há um compromisso por parte do Presidente da Câmara de Faro, em fazer uma candidatura com vista à construção de um novo quartel para os Sapadores de Faro, e nós a título de comodato estamos a pensar passar para lá, quando abrir o concurso a Fundos Comunitários, se a autarquia não avançar, graças ao nosso reequilíbrio financeiro, estamos em condições de apresentar uma candidatura para a construção de um novo Quartel».
 
Steven Piedade referiu que de acordo com as orientações da ANPC, as candidaturas para este tipo de projetos abrem no próximo ano, «neste momento estamos a fazer estudos com o processo em andamento, mas há um compromisso assumido com o Município de Faro, e só avançaremos se o Município não avançar».
 
Nesta fase decorre também um processo de renovação de material e da frota, com duas novas viaturas adquiridas em 2017.
 
Para o próximo ano esperam adquirir uma nova ambulância de emergência médica e estão também a ponderar uma outra para o transporte de doentes não urgentes, há ainda o objetivo de aumentar o número de bombeiros profissionais da corporação, que são agora 16, num total de 50 operacionais.   
 
Árvore de natal feita com mangueiras, botas, extintores e capacetes (foto AHBV-Cruz Lusa)