A Direção-geral da Autoridade Marítima assina esta terça feira, um protocolo com a Câmara Municipal de Faro, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Associação Igualmente Diferentes, que vai permitir a abertura a visitas do Farol de Santa Maria, num período mais alargado durante os meses de verão.
Assim e segundo adiantou a Autoridade Marítima em comunicado, este farol vai assim abrir portas ao público de terça a sexta-feira, das 15h30 às 19h15, durante os meses de julho e agosto.
O protocolo que será celebrado tem como objetivo a divulgação e promoção do voluntariado cultural, em que jovens se disponibilizam, através do IPDJ, a apoiar as visitas ao Farol.
A Câmara Municipal de Faro apoia este projeto através da divulgação e logística necessárias, sendo que a Direção-geral da Autoridade Marítima garante a formação própria aos jovens voluntários e a abertura ao público do farol no período definido.
Anteriormente à assinatura deste protocolo, será inaugurada, pelas 10h00, a estação de Olhão do sistema “Costa Segura”, que inclui a simulação de um incidente com uma embarcação junto à Barra de Faro-Olhão, que será visualizado através deste sistema, nas instalações da Capitania do Porto de Olhão.
Estão presentes em ambos os eventos, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, a vereadora da Câmara Municipal de Olhão, Gracinda Rendeiro, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, o Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, o Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo, e o Diretor Regional do IPDJ do Algarve, Custódio Moreno, entre outras entidades.