Genet escreveu "As criadas" em 1947, enquanto cumpria pena na prisão.
Com base no crime perpetrado pelas irmãs Papin alguns anos antes, através do qual estas puseram fim à vida da patroa. Aos olhos de Claire e de Solange, as duas serviçais imaginadas pelo autor francês, a senhora para quem trabalham é a representação de um universo que lhes estará para sempre vedado.
Na sua ausência, fecham-se no quarto principal e fingem ser a figura que amam e odeiam, cobrindo-se de jóias, vestindo as roupas mais sofisticadas, imitando todas as suas poses e maneirismos. Entretanto, sonham com a sua morte, porventura a única forma de alcançarem a liberdade, descreve nota da ACTA.
Uma peça a não perder dia 15, sábado, às 21h30, com uma duração de 105 minutos e para maiores de 14 anos.
Jean Genet (1910-1986) foi um dramaturgo, poeta e romancista francês. Começou a escrever em 1942, depois de uma vida dedicada ao crime e à prostituição. As suas obras, entre as quais se destacam as peças A varanda (1956), Os negros (1959) e Os biombos (1961), aproximam-no do Existencialismo e do Teatro do Absurdo.
"As Criadas" é uma co-produção da Companhia De Teatro De Braga | Seiva Trupe, estrutura profissional de produção teatral. Fundada em 1980 no Porto e radicada em Braga desde 1984, no âmbito de um projecto artístico e de um protocolo estabelecido com a Autarquia de Braga.
Algarve Primeiro