O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou na passada terça-feira, o DataCenter da Águas do Algarve, um projeto que envolveu cerca de 500 mil euros de investimento.
Segundo informa a Águas do Algarve, S.A. em comunicado, se nos últimos 18 anos a empresa "tem vindo a melhorar as condições de abastecimento de água e a construir várias instalações de tratamento de águas residuais no Algarve", também tem registado "uma constante evolução tecnológica na melhoria do controlo e gestão dos serviços, em conjunto com alguns parceiros, com vista a desenvolver sistemas que passam dar resposta à crescente informação armazenada".
Deste modo surgiu a oportunidade para avançar com a constituição de um DataCenter e Disaster Recovery, pela necessidade de promover a reformulação do sistema de telegestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, diminuindo riscos, aumentando a fiabilidade da operação de todo o sistema e modernizando a rede de comunicações de suporte.
Conforme explica o mesmo documento enviado à comunicação social, a constituição de um Disaster Recovery destina-se a garantir a recuperação ou continuidade da infraestrutura e sistemas informáticos da atividade da empresa, em caso de perda de dados ou anomalia no sistema (DataCenter).