A agenda do Teatro das Figuras para o mês de fevereiro promete um mês de intensa programação, com visitas guiadas, muito cinema e teatro, o regresso das conferências "Ideias em Palco" e a primeira edição da tertúlia "No Teatro às 6".
No dia 2 de fevereiro, às 10h30 e 15h30, terá lugar a primeira visita guiada ao Teatro das Figuras, onde se pretende mostrar o teatro como edifício arquitetónico e ao mesmo tempo como um "templo" de criação, dinâmico, que muda consoante as produções.
As visitas guiadas terão lugar na primeira terça-feira de cada mês, com entrada sujeita a inscrição prévia.
Também no dia 2 será exibido o primeiro volume - O Inquieto - da premiada trilogia "As Mil e Uma Noites" do realizador Miguel Gomes. Os restantes dois volumes – O Desolado e O Encantado - serão projetados nas terças-feiras 16 e 23 de fevereiro, sempre as 21h30 em coprodução com o Cineclube de Faro.
Na quinta-feira dia 4 às 18h00, será inaugurada mais uma exposição no foyer do Teatro das Figuras.
Sob o tema Sete Círculos – Mapeamento dos Limites da Cidade Contemporânea, a exposição, que é também um livro e uma série de debates, procuram “pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspetivas sobre os limites das cidades”.
A stand-up comedy regressa, no dia 6, ao palco do Teatro das Figuras, com o polémico Rui Sinel de Cordes e o seu espetáculo Je Suis Cordes, que “marca o regresso ao estilo de stand-up comedy puro, numa noite épica de rock'n'roll em forma de comédia, sem regras nem pedidos de desculpas, carregado de Gin tónico e verdades incómodas”.
Na quarta-feira dia 10, terá lugar mais uma conferência do ciclo "Ideias em Palco" que terá como convidado o engenheiro António Costa Silva que coloca aos participantes a questão, será que a riqueza gerada pelo petróleo tem impacto na propagação do terrorismo islâmico?
No dia 11 às 18h30 Afonso Dias e Teresa da Silva apresentam Andanças & Cantorias um espetáculo de música tradicional portuguesa, de Norte a Sul do país.
“Andanças & Cantorias pretende contribuir para a divulgação da genuína música de raiz tradicional, trabalhada de modo inovador e respeitoso”.
Na quarta-feira, dia 17 às 18h00 terá lugar a primeira de uma série de tertúlias para as quais será convidado um profissional das artes de palco. As tertúlias "No Teatro Às 6" terão lugar no bar do Teatro das Figuras e pretendem tornar-se num espaço de encontro e debate para todos os amantes das artes de palco. A primeira edição será dedicada ao papel do ator e terá como convidado João de Brito, ator e fundador do LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve.
No sábado dia 20 José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão interpretam "Nome Próprio" uma comédia “sobre os não-ditos, as expectativas e as imagens que projetamos nos nossos amigos. Num jantar, que tinha tudo para dar certo, um equívoco serve de pretexto para que a máscara de cada uma das personagens caia”.
O teatro regressa ao pequeno Auditório do Teatro das Figuras na quinta-feira, dia 25 às 21h30, com a estreia da peça Scroll, um espetáculo que propõe uma reflexão sobre um tempo em que “damos muitas vezes por nós a fazer scroll no rato do computador e assim o tempo passa-nos por entre as mãos sem nada de útil produzirmos. Somos voyeurs de vidas alheias, das últimas novidades, de frivolidades”.
Nesta nova produção a ArQuente Associação Cultural “aventura-se por territórios da performance, do happening, deixa esvair o tempo, partilha-o com o espetador e discorre-se sobre tudo e sobre nada”.
O coletivo PAUS traz a sua tour Mitra ao palco do Teatro das Figuras e prometem “uma noite para ser usufruída por todos, em que cachupa psicadélica dá o mote, depois os PAUS carregam na festa, e segue-se uma noite de proximidade, contacto e festa. Tudo junto. Uma só mitra”.
A festa continua a seguir ao concerto na Sociedade Recreativa Artística Farense - Os Artistas com um dj set da banda.
A programação do mês encerra, no domingo dia 28 às 12h00, com mais um concerto promenade Era Uma Vez… Portugal! da Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, que irá conduzir os presentes numa viagem pela rota dos Descobrimentos Portugueses, com passagem pelos ritmos do Brasil e pelos aromas da Índia.