Outubro promete trazer muitos espetadores ao Teatro das Figuras, para desfrutarem das catorze iniciativas que compõem a programação.
No dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, há Concerto para Dois Pianos com os incontornáveis Mário Laginha e Pedro Burmester. Uma oportunidade rara de assistir ao novo espetáculo desta dupla de pianistas, estreado em janeiro deste ano e testemunhar ao vivo o virtuosismo, mas também a amizade e cumplicidade que os une, há
mais de 20 anos.
No dia 6 de outubro e sob a égide da musa grega da dança Terpsícore, a Companhia de Dança do Algarve celebra esta forma de arte, numa gala em que para além desta companhia se apresentam bailarinos principais de várias companhias de dança europeias.
Nos dias 8 e 10 de outubro, o Teatro de Ferro, estrutura de referência no teatro de marionetas em Portugal, promove um workshop de introdução à manipulação de marionetas e apresenta o espetáculo Bela Adormecida, uma recriação do clássico da literatura infantil.
Nos dias 13 e 18 o destaque é para a comédia, com 5 Lésbicas e Uma Quiche, no dia 13, uma peça que retrata com muito humor a América dos anos 50. No dia 18, o Teatro apresenta O Meu País é Pior do que o Teu, um exercício de comparação entre a realidade e cultura de Portugal e do Brasil, criado e interpretado por Maurício Meirelles, um dos mais relevantes humoristas brasileiros e António Raminhos.
De 15 a 19 de outubro, Luciano Amarelo dirige um workshop que conduz os participantes Em Busca do Seu Próprio Clown, que reside na liberdade de “poder ser o que se é e de fazer os outros rirem disso”.
No dia 20 de outubro às 10h30 e às 11h30, regressam os concertos do ciclo Música de Pais para Filhos, em que os bebés até aos 24 meses são convidados a escutar e interagir com um instrumento, neste caso o Trompete, pelo intérprete Albano Neto.
Também no dia 20, Miguel Araújo traz ao Teatro das Figuras um dos últimos concertos da tournée do seu terceiro álbum de originais Giesta.
Pela primeira vez em Portugal, e apenas em 3 salas nacionais, Lisboa, Porto e Faro, o fenómeno da comédia internacional, The Umbilical Brothers, apresentam Live no dia 25 de outubro, um espetáculo que combina comédia física com habilidades vocais e físicas.
No dia 27, miúdos são prendados com Masha e o Urso, num espetáculo de música e dança.
O ciclo de tertúlias No Teatro às 6 apresenta-se nesta nova temporada num formato de tertúlia dialógica, no qual o participante tem de conhecer a obra em análise, sendo a partir do diálogo entre participantes e moderador gera-se um intercâmbio enriquecedor de conhecimento entre os mesmos.
Na primeira edição a obra será A Flauta Mágica de Mozart, ópera que será apresentada no dia 2 de novembro, e o facilitador será o músico Paulo Girão.
A programação do mês encerra no dia 31 de outubro às 21h30, com o concerto de Carolina Deslandes.