Para comemorar o Dia Mundial do Teatro a Direção Regional do Algarve do IPDJ preparou a "Quinzena do Teatro", que vai decorrer nas suas instalações, em Faro, entre 16 e 27 de março.
Conforme explica nota do IPDJ, a "Quinzena do Teatro" foi preparada no contexto dos estágios curriculares do 3º ano do curso Profissional de Artes do Espetáculo –Interpretação, da Escola Secundária Tomás Cabreira de Faro, e conta também com a colaboração das alunas do 3º ano do curso pós-laboral de Educação Social da UALG, no âmbito do projeto de estágio “Mexe-te por esta Causa” que decorre no MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Sida .
Promover o gosto pelo teatro, partilhar o processo de criação, a interação entre participante e público, sensibilizando para a prática teatral, são objetivos da "Quinzena do Teatro".
As atividades decorrem na Direção Regional do IPDJ, na Rua da PSP, em Faro, e do programa constam workshops, aula aberta e peças de teatro.
Dia 16 março às 15h00 com Beckett em Movimento - Aula aberta sob orientação do Prof. Luís Campião, 22 março às 10h30 - “Ponto e Vírgula”, pelo grupo de teatro do oprimido Os Surpreendentes Incalculáveis, 23 março às 09h30 – PRÉ-PAP - Prova de Aptidão Profissional - Daniel Romeiro, Diogo Ramos, Raquel Meireles e Samuel Sequeira, apresentam as suas propostas de trabalho no âmbito da construção das suas Provas de Aptidão de Profissional (PAP).
No dia 27 março às 10h30 – workshop de Expressão Dramática, momento lúdico dirigido aos mais pequenos onde se realizam jogos e atividades que promovem a interação entre os participantes.
Ainda no dia 27 março, pelas 21h30, e para encerrar a "Quinzena do Teatro" sobem ao palco os alunos do 1.ºB - Artes do Espetáculo, da Escola Secundária Tomás Cabreira, com a peça de Teatro “Vamos ser tão despedidos”. Trabalho desenvolvido nas disciplinas de Voz, Interpretação e Dramaturgia com encenação da professora Rosa Vieira Guedes a partir de textos originais dos alunos.
O espetáculo será antecedido da leitura de uma mensagem sobre o Dia Mundial do Teatro.