Arrancou esta sexta-feira, a 43ª edição da FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa), com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Na inauguração, o autarca de Lagoa referiu que a FATACIL, "é um marco na história do Algarve e de Portugal, sendo mais do que uma simples feira, um encontro de gerações, de celebração das nossas tradições e de projeção do futuro".
Luís Encarnação fez questão de enfatizar que esta edição do certame, celebra os 50 anos do 25 de Abril. Entre as iniciativas programadas, destacou a pintura de um mural que homenageia Hermínio da Palma Inácio, "um filho do concelho de Lagoa, nascido no Parchal e registado na Freguesia de Ferragudo, e um herói na luta pela liberdade. Este mural será um pequeno, mas profundo tributo àqueles que deram o melhor de si e aos seus anos de vida mais preciosos em prol da liberdade de todos nós", sublinhou o autarca.
Referiu-se ainda à possibilidade de os visitantes adquirirem bilhetes via online, como sendo uma forma mais cómoda de ir ao evento e de evitar filas. Foram também criados dois novos parques de estacionamento. Na animação, e depois do sucesso do Palco Lagoa em 2022, a organização estreia o Palco Algarve para promover artistas locais emergentes, "valorizando os artistas que são a alma e o futuro da nossa região", sublinhou o edil, não esquecendo a questão ambiental, ao lembrar que a FATACIL ostenta o selo de EcoEvento, chamando a atenção para a separação seletiva de resíduos, a recolha de biorresíduos e óleos alimentares, ou o uso de copos reutilizáveis.
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo disse que a FATACIL, é um evento "com importância estratégica para o Algarve e o País, enquanto ponto de encontro daquilo que é hoje a apresentação de uma atividade económica pujante".
O governante agradeceu ao Algarve, "aquilo que dá ao País", e sobretudo aquilo que o País tem, reconhecendo a importância estratégica" que a região representa a nível nacional.
Fez saber que as receitas do turismo algarvio, com base nos números da associação de hoteleiros do Algarve (AHETA), refletem uma subida de receitas na ordem dos 3% em relação a 2023, negando que haja "divórcio" dos portugueses com a região neste verão.
O secretário de Estado explicou que o Algarve está mais presente nos mercados internacionais, informando que em breve estão previstos voos diretos para o mercado americano, Coreia do Sul e Egito.
A decorrer de 16 a 25 de agosto, o cartaz da FATACIL apresentou na primeira noite, Os Quatro e Meia, e neste sábado será a vez de Ivandro.
No dia 18, D.A.M.A, 19, João Pedro Pais, 20, Carolina Deslandes, 21, David Carreira, 22, Julinho KSD, 23, Amália Hoje, 24, Calema e a fechar no dia 25 de agosto, os míticos Xutos & Pontapés
O programa de espetáculos equestres será novamente um dos pontos altos do evento. Durante o certame, o picadeiro da FATACIL será palco de 14 espetáculos equestres.