A aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, no concelho de Loulé, recebeu muitos visitantes, no sábado, para apresentar a tradicional aguardente de medronho e o mel de rosmaninho.
A Feira da Aguardente e Mel da Cortelha contou com mais de 40 expositores no pavilhão do polidesportivo da aldeia, onde estiveram muitos artesãos e vendedores da doçaria tradicional algarvia.
De manhã, mais de 350 pessoas participaram no passeio pedestre, ao longo de aproximadamente 10 kms, onde foram visitadas algumas destilarias de aguardente de medronho, em plena produção.
Além da caminhada, da gastronomia serrana e do artesanato, a animação esteve a cargo dos acordeonistas da Orquestra Garvefole, das danças e cantares do Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e de Ruben Filipe que subiu ao palco para um baile ritmado.
A iniciativa organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir, promoveu dois produtos de excelência da serra algarvia, a aguardente e o mel, que continuam a ter relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos de projeção turística do interior algarvio.