Sociedade

Feira da Serra 2020 "toda a tradição, em sua casa"

Foi à sombra de uma azinheira centenária, classificada como património de interesse público desde 1942 em São Brás de Alportel, que o executivo camarário apresentou aos jornalistas a Feira da Serra 2020 "em casa".

PUB
 
Este ano a Feira da Serra, não será realizada nos moldes habituais, com tasquinhas, animais, palcos, gastronomia e artesãos ao vivo, contudo, a autarquia entendeu não passar o mês de julho sem realizar a grande festa do concelho.
 
Deste modo, planeou um programa diferente, adaptado à atuais contingências, com recurso ao digital, através do portal www.feiradaserra.cm-sbras.pt, mas também nas redes sociais,(facebook e instagram) e no Meo Kanal, (205250).
 
A Feira da Serra acontece de 23 a 26 de julho, com animação e cerca de 100 produtores que vão mostrar os seus trabalhos ao mundo.
 
Na quinta-feira dia 23, será feita a apresentação do evento "on line", em feiradaserra.cm-sbras.pt a partir das 19h00, na sexta-feira, dia 24, a Orquestra Clássica do Sul dará um concerto restrito a 60 pessoas no CineTeatro São Brás pelas 21h30 com venda de bilhetes antecipada e no próprio dia a 7 euros, no sábado será transmitido o São Brás Fashion nas redes sociais do Município, e no Meo Kanal às 21h30, com desfile de modelos do concelho, que vão mostrar as propostas do comércio local, numa parceria com a ACRAL - Associação de Comércio e Serviços do Algarve e no domingo dia 26, tem lugar o programa "Domingão" Especial Verão da SIC, que será transmitido em direto desde São Brás de Alportel, com as apresentações de João Baião, Emanuel e Luciana Abreu, através de um estúdio móvel.
 
O mote deste ano da Feira da Serra é "toda a tradição, em sua casa" com o mesmo objetivo: dar a conhecer e promover os produtos locais e apoiar a economia local. 
 
 
Para a Vice-Presidente, "era impensável chegar a julho sem o grande evento do concelho, porque somos teimosos e apaixonados pela nossa terra e queremos ajudar as nossas gentes". Reconheceu que apesar da situação ser difícil e de serem tomadas medidas de contenção, "percebemos que tínhamos de reagir e assim o fizemos, optando pela realização da Feira da Serra, por via digital, em que através de um catálogo on-line, os produtores e artesãos podem apresentar os seus produtos ao mundo e comercializa-los". Marlene Guerreiro assegurou que esta ideia pode ser "um primeiro passo para uma loja virtual que mostre o melhor que se faz em São Brás de Alportel". 
 
Por seu lado, Vitor Guerreiro, reconheceu que a impossibilidade de se realizar a Feira da Serra nos moldes habituais, "foi encarada com tristeza, pois quebrou-se um ciclo, em que as pessoas se envolvem, no antes, durante e no depois do evento, e com este formato alternativo, sentimos já o entusiasmo das pessoas que tiraram as fotos dos seus produtos, na expetativa de os mostrar".
 
O Autarca está confiante de que a Feira da Serra por via on-line, terá boa aceitação, "não só cá, mas lá fora, junto dos emigrantes de São Brás de Alportel, que à semelhança do que aconteceu no Dia do Município, com a iniciativa São Brás a Cantar, têm mais uma oportunidade de acompanhar de perto a sua terra e a suas gentes", concluiu.