Cultura

Feira Medieval de Silves registou 10 mil entradas no primeiro dia

 
 
 
 
 
 
Depois de dois anos de interregno, a feira medieval regressou esta quarta-feira, à cidade de Silves, onde vai ficar até 20 de agosto, com o horário das 18h00 e as 01h00. São dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do reino do Algarve, numa viagem no tempo que convida a experienciar "Um dia na História".

10 mil entradas é o balanço da primeira noite do evento, confirmou o Município de Silves ao Algarve Primeiro.
 
Dois torneios diários, um espetáculo no castelo, uma dezena de pontos de animação fixos, animação itinerante, seis praças de tascas medievais, dois roupeiros, um espaço educativo e lúdico dirigido aos mais novos (Xilb dos Pequenos), mais de duas dezenas de grupos de animação; um acampamento berbere com mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros a trabalhar nos seus ofícios e as habituais experiências medievais são alguns dos atrativos desta Feira Medieval de Silves, onde marcam presença mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doçaria, místicos, mercadores e mouraria. 
 
Há também animação exclusiva no castelo, que decorrerá diariamente às 22h30, tendo como protagonista Ibn Misjan Ensemble, grupo oriundo da Síria e Marrocos. Este grupo apresenta um espetáculo de músicas do Gharb Al-Andaluz e Médio Oriente, composto por dança oriental e tribal, manipulação de fogo, giro espiritual sufi e giro tanora. 
 
Os Jogos de Guerra, acontecem com duas sessões diárias, às 20h00 e às 22h30. Neste confronto, onde se defrontam cristãos e muçulmanos, a perícia, a destreza e a coragem dos cavaleiros é posta à prova em diversos jogos como a “Argola”, a “Cabeça de Turco”, o “Tavolado” ou as famosas “Justas”, que colocam frente a frente os cavaleiros que, a galope, avançam uns contra os outros com o intuito de eliminarem as respetivas lanças e assim derrotarem o inimigo.  
 
Na Praça Al-Muthamid, e vinda das montanhas do Atlas, os visitantes poderão conhecer a caravana berbere. Nas suas tendas pode-se observar objetos que fazem parte do quotidiano e das vivências deste grupo nómada que faz das viagens e do comércio o seu modo de vida.
 
Integram a comitiva mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros, que se fazem transportar em camelos e acompanhar pelo falcão e pelo cão Saluky, essenciais nas caçadas que ajudam a garantir o sustento da caravana.
 
O bilhete diário tem um custo de 2 euros, já o bilhete grupo de entrada para 5 pessoas, tem um custo de 8 euros. O bilhete é gratuito para crianças até 130 cm ou 9 anos (inclusive) para a venda online.