Sociedade

«Férias de Verão Portimão 2021» espera abranger 2500 crianças e jovens

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Entre os dias 12 de julho e 20 de agosto, as crianças e jovens residentes em Portimão, com idades entre os 6 e os 12 anos, podem ocupar os seus tempos livres nas "Férias de Verão 2021", projeto da Câmara Municipal.

Com um programa que contempla atividades desportivas, culturais, lúdicas, educativas, aquáticas, de rio e de mar, o projeto contará com a participação de cerca de 2500 crianças e jovens, distribuídas ao longo de seis semanas.
 
Segundo especifica nota da autarquia, emitida à comunicação social, é já a partir da próxima segunda-feira, dia 14, e exclusivamente on-line em desporto.cm-portimao.pt, que abrem as incrições com um custo semanal de 15 euros, podendo ser feitas simultaneamente para várias semanas.
 
As vagas estão limitadas a 420 participantes por semana, distribuídos por 28 grupos de 15 crianças pelos diferentes núcleos. 
 
As "Férias de Verão 2021" decorrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, e, para além da oportunidade que proporciona aos mais pequenos, o programa visa também responder aos encarregados de educação que já se encontram a trabalhar, adianta o mesmo documento.  
 
A iniciativa decorre em todas as três freguesias do concelho, sendo as atividades desenvolvidas em 11 núcleos, nomeadamente:  Museu de Portimão; Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes; Quinta Pedagógica de Portimão; TEMPO – Teatro Municipal de Portimão; Área Desportiva da Praia da Rocha; Clube Naval de Portimão; Complexo Municipal de Ténis e Padel e Piscina Municipal de Portimão; Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão; Pavilhão Desportivo de Boavista; Complexo Desportivo de Alvor; e Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande.
 
No núcleo do Museu de Portimão, a Oficina Educativa é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e propõe aos participantes a exploração dos diferentes significados das cores nas diversas culturas, enquadrando-as na temática da interculturalidade, sob o mote da exposição “Somos todas as cores”, incentivando os participantes a conhecer conceitos como a identidade e a pertença, o pluralismo e a diversidade cultural.
 
Já no núcleo da Quinta Pedagógica, o programa oferece um conjunto de iniciativas, que privilegiará ateliês temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental, destinando-se também a crianças dos 6 aos 12 anos.
 
No núcleo do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança” e pretendem proporcionar às crianças, dos 6 aos 12 anos, a oportunidade de contactarem a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.
 
Por sua vez, o núcleo da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõe seis histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas, também para crianças dos 6 aos 12 anos.
 
O projeto decorre em sete núcleos distintos, nomeadamente a Área Desportiva da Praia da Rocha, o Clube Naval de Portimão, ambos com atividades direcionadas para crianças com idades entre os 9 e os 12 anos, bem como o Complexo Municipal de Ténis e Padel e Piscina Municipal, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, o Pavilhão Desportivo da Boavista, o Complexo Desportivo de Alvor e o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, todos com atividades direcionadas às crianças dos 6 aos 12 anos.
 
Devido à evolução favorável da situação pandémica resultante da Covid-19, as "Férias Ativas" apresentam uma oferta desportiva mais diversificada na edição deste ano. Por isso, as crianças poderão experimentar modalidades desportivas como ténis, natação, surf, body-board, vela, canoagem, dança, ginástica, hip-hop, futsal, basquetebol, andebol futebol americano, jogos de água, além de jogos de desenvolvimento das capacidades física e motora, entre outros desafios.
 
Todas as atividades envolvidas no projeto seguem as recomendações emanadas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, com vista a garantir as condições de higiene e segurança das crianças que irão frequentar as atividades.
 
Colaboram neste projeto municipal a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o Clube de Ténis e Padel de Portimão, a Portinado, o Clube Naval de Portimão, o Portimão Surf Clube e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, sendo parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo, além da Sand City.
 
Em caso de dúvidas no momento de inscrição, os interessados devem ligar para o telefone 282 470 813, disponível das 9h00 às 19h00, ou enviar email para desporto@cm-portimao.pt, podendo ser encontradas todas as informações sobre as "Férias de Verão 2021" no site oficial do Município de Portimão.