É no próximo dia 15 de novembro, pelas 18h00, que o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, recebe a apresentação pública de "Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a ação de António Leite, alcaide-mor de Arenilha", do historiador algarvio Fernando Pessanha.
A apresentação desta investigação tem por objetivo fazer com que um assunto pouco estudado pela historiografia consiga chegar a um maior número de pessoas. «Toda a gente sente uma enorme curiosidade em relação à atividade do corso e da pirataria. Porém, e ainda que saibamos que as costas do Algarve foram assoladas pela atividade pirática ao longo de toda a Idade Moderna, pouco se sabe de concreto, nomeadamente, no que se refere à foz do Guadiana, a principal via de penetração do Sudoeste peninsular", defende o investigador do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes.
Por outro lado, este breve trabalho pretende demonstrar que a «misteriosa» vila de Santo António de Arenilha teve muito mais dinamismo do que inicialmente se pensava, «em virtude do seu porto, por onde passava o tráfego de escravos e outros produtos provenientes das nossas praças do Norte de África».
Integrada no ciclo Arquivo entre Histórias, esta conferência com entrada livre, pretende apresentar os resultados da investigação publicada no vol. XL dos Anais do Município de Faro e lançada como separata através da Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António.