Sociedade

Fernando Pessanha apresentou novo livro em Olhão

Teve lugar esta sexta-feira em Olhão, a apresentação do novo livro da autoria de Fernando Pessanha:"Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-mar".

PUB
 
A apresentação foi conduzida por Maria Luísa Francisco, vice-diretora da revista Nova Águia e decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão, com a presença do autor.
 
A obra, já foi apresentada em Vila Real de Santo António, Faro e Huelva (Espanha), e representa uma compilação, de estudos e artigos (50), de Fernando Pessanha, publicados na imprensa regional, nos últimos 4 anos, com base na história e património da região, dando especial enfoque ao Baixo Guadiana.
 
Ao Algarve Primeiro, o autor clarificou que, «esta obra é mais um suporte para que a história do Algarve seja mais divulgada e conhecida».
 
Na opinião de Fernando Pessanha, «o turismo cultural é, um nicho de mercado para se desenvolver. Na época baixa há muitos grupos de estrangeiros que se deslocam ao Algarve para conhecer o património, nas suas mais variadas vertentes, razão pela qual essa área pode ser mais explorada e aumentar a oferta turística, não só pela valorização patrimonial, como pelo contributo que se dá à economia regional», exemplificando com o que já acontece na vizinha Andaluzia - Espanha.
 
«Um turista quando sai do seu país, vem à procura da diferença, pois o que lhe é familiar, não será o foco da sua atenção e, o Algarve reúne um conjunto de potencialidades que podem ser desenvolvidas como oferta turística durante todo o ano».
 
«O Algarve é a região do país onde existem mais particularidades patrimoniais, motivo pelo qual, acredito que essa vertente possa ser ainda mais explorada e divulgada».
 
Para Fernando Pessanha, «os algarvios estão cada vez mais conscientes da necessidade de valorizar a cultura e a história da sua região. Hoje existe uma maior curiosidade em saber e em aproveitar esse conhecimento. Penso que se pode aproveitar da melhor forma possível esta riqueza que temos ao nosso dispor».
 
 
Algarve Primeiro