O escritor algarvio Fernando Pessanha irá lançar, já no próximo mês de Setembro, um novo trabalho intitulado «A Musa / La Musa».
Segundo o editor Pedro Jubilot, «A Musa / La Musa», é um conto de contornos misteriosos, que relata a “história de um poeta obcecado pela sua musa inspiradora.
Trata-se de um livro que surge em edição bilingue – português/castelhano - dado o interesse do público espanhol neste autor que, nos últimos anos, tem apresentado vários dos seus trabalhos no país vizinho, como historiador, compositor e ficcionista.
É uma edição que resulta do facto de o autor e a editora CanalSonora estarem direccionados para diferentes géneros literários, línguas e geografias. Um encontro nada improvável desde que Pessanha participou na colectânea «Sízigia»”.
A tradução para castelhano é do poeta espanhol Uberto Stabile, de Punta Umbría, e as fotografias são da autoria de Francisco Carvalho, do Porto, tendo como modelo Isabel Bartolomeu, também da cidade invicta.
De acordo com o autor, “como resultado teremos um trabalho que irá unir o sul e o norte de Portugal com a vizinha Espanha, um autêntico triângulo de colaboração que seguramente contribuirá para reforçar os laços culturais entre diferentes regiões e países”. Entretanto, já se encontram marcadas várias apresentações em Portugal e em Espanha, nomeadamente, em vários festivais internacionais de literatura.