Sociedade

Fernando Pessanha lança "Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a ação de António Leite, alcaide-mor de Arenilha"

O historiador algarvio Fernando Pessanha acaba de lançar um novo trabalho intitulado "Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a acção de António Leite, alcaide-mor de Arenilha".

PUB
 
Esta investigação, originalmente publicada no vol. XL dos Anais do Município de Faro, de 2018, é agora lançada como separata através da Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António.
 
De acordo com o investigador, a publicação desta separata tem por objetivo fazer com que um assunto pouco estudado pela historiografia consiga chegar a um maior número de pessoas.
 
"Toda a gente sente uma enorme curiosidade em relação à atividade do corso e da pirataria. Porém, e ainda que saibamos que as costas do Algarve foram assoladas pela atividade pirática ao longo de toda a Idade Moderna, pouco se sabe de concreto, nomeadamente, no que se refere à foz do Guadiana, a principal via de penetração do Sudoeste peninsular", defende o investigador do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes.
 
Por outro lado, este breve trabalho pretende demonstrar que a "misteriosa" vila de Santo António de Arenilha teve muito mais dinamismo do que inicialmente se pensava, “em virtude do seu porto, por onde passava o tráfego de escravos e outros produtos provenientes das nossas praças do Norte de África”.