O Algarve foi ontem representado no 32º EDITA– Festival internacional de la Edición, la Poesía y las Artes, realizado em Punta Umbria (Espanha), entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio.
A representação algarvia esteve a cargo do pianista e compositor Fernando Pessanha que, em pleno festival internacional, estreou o concerto para piano Hotel Anaigaug, a banda sonora da curta-metragem homónima da Paradoxon Produções inspirada no livro do mesmo autor.
Ainda no mesmo dia, o escritor ayamontino Diego Mesa apresentou um outro livro de Fernando Pessanha intitulado "Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-mar", publicado pela chancela Edições Mandil, da 4 Águas Edições.
Por outro lado, Pedro Tavares e Helena Cristina, do colectivo Poetas do Baixo Guadiana, apresentaram a antologia poética "Apontamentos da Margem", numa sessão onde também esteve presente José Luís Rúa da editora de Ayamonte Crecida.
Para além da presença algarvia, Portugal esteve ainda representado por outros escritores e artistas nacionais, como Manuel Almeida ou Rafael Dionísio.
Refira-se que o EDITA é considerado o maior festival internacional de arte e literatura ibero-americana.