Desporto

Festa do Basquetebol junta mais de um milhar de jovens em Albufeira

Um vasto mar de cores e sorrisos, marcou o arranque da Festa do Basquetebol, o maior evento desportivo para jovens do país, no passado sábado, 9 de abril. Com o mar como pano de fundo, mais de mil jovens atletas reuniram-se na Praça dos Pescadores para a cerimónia de abertura, vindos em desfile desde a Avenida da Liberdade, encabeçados pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

PUB
Os atletas em competição e as respetivas comitivas foram recebidos como verdadeiras estrelas do Basquetebol, tendo-lhes o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, dirigido uma mensagem de incentivo: “este é um evento estratégico para o município e para o desporto nacional”, referiu, acrescentando que “as Festas do Basquetebol estão no coração de Albufeira”. O Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, salientou que esta é uma competição importante para “muitos dos basquetebolistas do panorama nacional” e pediu a todos os atletas que mantivessem “um ambiente e uma atmosfera sã e respeitosa”, fomentando o fairplay entre todos.
 
 
Por motivos de saúde, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, não pôde estar presente, contudo, enviou uma mensagem escrita, salientando que, “realizando-se em Albufeira desde 2012, este é um evento estratégico para o nosso turismo fora da época balnear, concentrando no concelho seleções de diversas regiões do país que se fazem acompanhar por centenas de familiares”. “Albufeira reafirma a sua tradição na modalidade, colocando ao dispor da Federação Portuguesa de Basquetebol as infraestruturas da autarquia, os espaços desportivos e a logística do evento. Esta iniciativa constitui, de facto, um exemplo a seguir na forma de estar no desporto e no basquetebol, estimulando princípios e valores como a juventude, a ética, o fair play e a solidariedade”, referiu ainda na sua mensagem escrita.
 
Um dos momentos mais esperados pelos atletas era o regresso da mascote da Federação Portuguesa de Basquetebol, que está presente desde 2015, o lince ibérico Blitz, e que este ano trouxe consigo uma surpresa, a sua nova namorada, a Tiry. 
 
Seguiu-se o momento do juramento da cerimónia de boas-vindas, onde estiveram presentes em palco os vários representantes do evento, nomeadamente José Carlos Lima, coordenador Nacional de Ética no Desporto que apelou à “Força do Basquetebol e Força do Desporto”; um atleta em representação dos atletas participantes; uma árbitra e um pai de um dos atletas.
 
 
Até à próxima quinta-feira, os jogos acontecem nos sete pavilhões desportivos do concelho. A disputa do campeonato integra jogadores de Sub14 (feminino e masculino) e Sub16 (masculino e feminino). Até ao dia 12, das 09h00 às 21h00, os jogos estão reservados à competição. Já na quarta-feira, para além dos jogos de basquetebol os atletas vão ter a oportunidade de visitar o espaço projetado para os novos quatro campos de basquetebol 3x3 do concelho, o “3x3 BasketArt”, em Vale Faro. Segue-se a entrega do cheque solidário, este ano, à Associação Alegria do Leste, num momento simbólico, em frente aos Paços do Concelho. O resto do dia será dedicado a um concurso de lançamentos e ao Clinic FIBA 3x3, seguido do Clinic de Juízes, ambos a decorrer no Pavilhão de Vale Pedras. No último dia da competição, a manhã fica reservada à realização das quatro finais (Sub14 feminino e masculino e Sub16 feminino e masculino), e pelas 11h30 está agendada a cerimónia de encerramento no Estádio Municipal de Albufeira.