A Festa do Basquetebol Juvenil regressa este ano a Albufeira, depois dos constrangimentos ligados à pandemia por Covid.19.
Entre 11 e 16 de abril, o evento comemora 15 anos, realizando a 10ª edição na cidade de Albufeira, com cerca de 1.500 jovens que vão representar as seleções dos seus distritos, nos escalões Sub-14 e Sub-16, do Continente e ilhas. A organização fica a cargo da Federação Portuguesa de Basquetebol, da Câmara Municipal de Albufeira, de associações de basquetebol e outros parceiros.
A edição deste ano, terá uma novidade: as finais dos escalões Sub-14 feminino e masculino serão disputadas no dia 15 (sábado), uma à tarde e outra à noite, para que o público possa assistir às 4 finais, uma vez que os escalões feminino e masculino de Sub-16, jogam as finais no último dia de competição, sendo o Pavilhão Municipal de Albufeira, o "palco" para a atribuição dos títulos de campeão.
Cristiano Cabrita, vice-presidente do Município de Albufeira e vereador do Desporto.
Para Cristiano Cabrita, vice-presidente do Município de Albufeira e vereador do Desporto, a Festa do Basquetebol Juvenil, representa "o nosso empenho na promoção do desporto, e neste caso, do basquetebol e daquilo que é a nossa firme convicção de que temos condições em termos de infraestruturas desportivas para sermos Cidade Europeia do Desporto, em 2026. Neste âmbito, temos vindo ultimamente a apoiar de forma clara e inequívoca não só os clubes desportivos, como iremos dentro de um mês, inaugurar o desafio lançado pelo presidente da Câmara, há cerca de um ano, para a instalação de novos campos de 3x3 em Albufeira, num projeto de cooperação com a Federação Portuguesa de Basquetebol".
Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, disse que a Festa do Basquetebol, é "provavelmente" o maior evento do desporto juvenil federado do País, e "garantidamente" o maior evento do basquetebol português. Sobre os 10 anos do evento em Albufeira, realçou existir "uma satisfação plena entre as duas principais entidades envolvidas", [Federação Portuguesa de Basquetebol e Câmara Municipal de Albufeira]. Nesta edição, será apresentado aos jovens, um jogo "ao mais alto nível" no dia das finais , entre o anfitrião Imortal Basket Club e o Vitória de Guimarães. Manuel Fernandes chamou ainda a atenção para os 4 campos de basquetebol que serão inaugurados em Albufeira, sendo de acordo com o responsável, caso único no País.
Manuel Fernandes reconheceu o apoio que a autarquia dá à modalidade, "sendo o único concelho com menos de 100 mil habitantes, que mantém duas equipas nas duas principais competições do basquetebol português, nomeadamente na liga masculina e feminina", referindo-se respetivamente ao Imortal Basket Clube e ao Clube de Basquete de Albufeira.
José Carlos Rolo, presidente do Município de Albufeira.
Na apresentação do evento, José Carlos Rolo considerou, que sendo Albufeira um destino turístico, uma forma de o promover é através do desporto, dando como exemplos o recente Cross das Amendoeiras em Flor ou a Volta ao Algarve que passou pelo concelho. "Temos aqui um conjunto de eventos desportivos que para além do desporto em si, têm um caráter económico e promocional. Neste caso, a festa do basquete também tem uma vertente social, com a entrega de uma determinada verba a uma associação social do concelho". O autarca falou de "uma festa da família", pelo facto de se realizar em tempo de férias escolares, onde as famílias acompanham os filhos até Albufeira: "penso que estão criadas todas as condições para que tenhamos uma festa ao mais alto nível, seguramente o maior evento a nível nacional em termos desportivos que mais gente junta, durante mais tempo", reforçou.
Sobre a inauguração de quatro campos de basquetebol 3x3, em Albufeira, o edil frisou que se trata de um projeto que "irá democratizar o basquetebol, e que ficará perto das casas das pessoas, servindo para captar novos adeptos da modalidade e ajudar aqueles que já a praticam", concluiu.