Este ano, a Festa do Cinema Italiano atinge a maioridade com a sua 18ª edição.
É já esta terça-feira, dia 27 de maio, que inicia a sua programação na Biblioteca Municipal de Lagos, Júlio Dantas, com a exibição de A Grande Ambição, às 21h30. Este filme de Andrea Segre apresenta Enrico Berlinguer, o aclamado secretário do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar a todo custo um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana.
O ciclo continua nos dias 28 e 29 de maio, no mesmo horário, com Confidência (de Daniele Luchetti) e Diva Futura (de Giulia Louise Steigerwalt), respetivamente. A sessão de encerramento é dedicada a uma celebração do centenário do ator Marcello Mastroianni, com a apresentação de um dos últimos filmes que protagonizou: Afirma Pereira (de Roberto Faenza). Este filme, cuja ação se situa na Lisboa dos anos 30, conta também com a participação dos portugueses Joaquim de Almeida e Dulce Pontes. Passa na sexta-feira, 30 de maio, às 21h30.
Outra vertente do evento, acontece no dia 31 de maio, às 10h30, com uma oficina infantil a partir de episódios de Geronimo Stilton, o personagem de Elisabetta Dami, e às 15h00, uma aula de italiano para principiantes. Estas atividades são promovidas em parceria com o Istituto Italiano di Cultura di Lisbona.
Em Loulé, o festival passa pelo Auditório do Solar da Música Nova no fim-de-semana de 7 e 8 de junho. A programação abre com O Lugar do Trabalho, às 17h00 de sábado, a estreia na realização do ator Michele Riondino, vencedor de 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello. Nessa noite, às 21h00, é exibido A Grande Ambição. No domingo, às 17h00, volta à Lisboa de Afirma Pereira.
Ainda em Loulé, no dia 8 de junho decorrerá o Cine-Jantar, onde o gosto pela gastronomia se une ao gosto pelo cinema. Às 19h00 serve-se uma refeição tipicamente italiana, seguida da exibição do filme de encerramento da programação em Lisboa, Diva Futura (de Giulia Louise Steigerwalt), às 21h00. Os dezoito anos marcam também a chegada da exploração livre da própria sexualidade, uma liberdade encarnada neste filme por Cicciolina, Moana e todas as estrelas porno da agência de espetáculos de Gianni Schicchi que, a partir dos anos 80, revolucionaram a forma como o sexo era visto e considerado em Itália.
A Festa do Cinema Italiano no Algarve conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da Câmara Municipal de Loulé e do Cineteatro Louletano, o apoio institucional da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, com o patrocínio de várias entidades privadas.
Todas as informações em www.festadocinemaitaliano.com