Com foco na infância e na juventude, a Tertúlia - associação sócio cultural de Aljezur, promotora do evento, inicia a Festa do Livro nas escolas, com um programa dedicado exclusivamente aos alunos. Até sexta-feira, dia 10, as crianças e jovens até ao 3º ciclo vão poder usufruir de espetáculos como o Andante (Des)concertante, da Companhia Andante, d’ O Pior Professor do Mundo, pelo Lama Teatro, de Histórias e Contos Tradicionais narrados por António Fontinha ou ainda das Peças Itinerantes da Companhia de Música Teatral. Entre poesia, fantasia, humor e tradição oral, a organização refere que os intervenientes têm vasta experiência na mediação de leitura e formação, proporcionando aos mais jovens novas abordagens à leitura.
No fim de semana, 11 e 12, a Festa sai à rua e instala-se no Rogil, no Espaço do Rancho Folclórico, com uma programação aberta a todos, comes e bebes, oficinas, livros e jogos. De entrada gratuita, das 10h00 às 18h00, são várias as propostas e para todas as idades.
A Tertúlia conta com o apoio financeiro da DGArtes, Município de Aljezur, Junta de Freguesia do Rogil, a parceria do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso de Aljezur, Casa da Criança de Aljezur e Associação do Rancho do Rogil, entre outras entidades.