Cultura

"Festa do Tango" está de volta a Lagoa em maio

 
A "Festa do Tango" está de volta a Lagoa, para mais um dia dedicado ao tango. Este ano, o Auditório Carlos do Carmo irá receber a "Tango Spleen Orquesta", no dia 27 de maio, pelas 21h00. No mesmo dia, pelas 16h00, será realizado um workshop de Tango Argentino que é de participação gratuita mediante a aquisição do bilhete para o espetáculo, e limitado a 20 participantes.

Os interessados em adquirir o bilhete para o espetáculo e efetuar a inscrição para o workshop deverão fazê-lo aqui, ou através de formulário disponível no Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José ou solicitando pelo email: cultura@cm-lagoa.pt.
 
A autarquia de Lagoa ressalva que os participantes serão selecionados pela ordem de chegada, com os formulários corretamente preenchidos. Para participar no workshop é aconselhável as senhoras levarem sapato de salto e os homens sapato clássico.
 
No final do espetáculo, pelas 22h30, a "Tango Spleen Orquesta" convida o público a participar numa Milonga.
 
Tango Spleen Orquesta é um projeto liderado pelo cantor, pianista e compositor argentino Mariano Speranza. Com sede em Milão (Itália), este grupo de tango apresenta um espetáculo composto de temas clássicos do tango com novas roupagens e também composições próprias. O projeto já realizou mais de 800 atuações em 2 dezenas de países, e já publicou 5 trabalhos discográficos: Tango Spleen 2010, Tipico 2012, Canto para seguir 2015, Contatto 2018 e Vamos a la Distancia 2021.
 
O tenor argentino de renome mundial Marcelo Álvarez convidou a Tango Spleen Orquesta para o seu recital de tango para duas apresentações memoráveis no Teatro Ópera Novaya em Moscovo (Rússia) e no Teatro Broad Stage em Santa Mónica (USA).
 
Em 2021, o tango original "Fotos Viejas" do quarto álbum Contatto foi selecionado para a banda sonora do filme "Histoire d'amor sans titre" produzido pela Sugarkane Studio para GUCCI.
 
Atualmente, Tango Spleen é uma das orquestas de tango mais solicitadas para os festivais internacionais de tango: Tarbes, Toulouse, Turim, Edimburgo, Bordeaux, Bielefeld, Blackpool, Odessa, Trieste, Innsbruck, Flensburg, Aix les Bains, Trani, entre outros.
 
Os bilhetes que custam 10 euros (20% desconto c/ passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2022, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) já se encontram à venda em: https://cmlagoa.bol.pt/ e nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.