A iniciativa é uma das mais emblemáticas tradições de Parises, situada na Serra do Caldeirão, que valoriza o património imaterial e reforça os laços comunitários, atraindo centenas de visitantes, refere o município de São Brás de Alportel em comunicado.
A programação inclui várias atividades de cariz religioso, caminhadas, oficinas criativas intergeracionais, música e propostas para toda a família, bem como um tradicional baile serrano.
O evento oferece também o Mercadinho da Aldeia, um espaço com produtos locais e de restauração, com gastronomia tradicional.
Integrado na rota das Aldeias de Portugal, o festival abre as portas no sábado, às 09:00, com uma peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima, com partida junto à Igreja Matriz, no centro da aldeia.
Às 15:00 do mesmo dia realizam-se as caminhadas, uma com um percurso de 20 quilómetros pela Estrada Nacional 2 e outra com 17 quilómetros por trilhos de ligação à Vila Algarviana, ambas com partida junto ao adro da Igreja Matriz.
O primeiro dia das festividades encerra com a tradicional Procissão das Velas, às 21:30, no adro da Capela de Parisses.
O segundo dia começa com um passeio pelos campos da aldeia, às 09:30, com concentração junto à Casa da Serra, seguindo-se a oficina intergeracional de preparação dos tabuleiros floridos que inclui a confeção dos “biscoitos de festa”, uma tradição da aldeia.
À tarde, pelas 15:30, realiza-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, na Capela de Parisses, seguido pelo leilão dos tabuleiros floridos.
A participação nas atividades carece de inscrição prévia que deve ser efetuada no município de São Brás de Alportel.
Lusa