Sociedade

Festas da Cidade animam Olhão durante três dias

O projeto Olhão ao Vivo, uma noite de fado e a atuação do rapper D8, marcam o programa das Festas da Cidade, a 16 de junho, promovido pelo Município e organizado pela empresa municipal Fesnima, onde também não faltam as habituais cerimónias oficiais.

PUB
 
As comemorações das Festas da Cidade de Olhão começam na noite de 14 de junho, quando às 22h00, no Jardim Pescador Olhanense, os jovens músicos que se deram a conhecer no Mostra-te, em maio, mostrarem o projeto Olhão ao Vivo. A noite seguinte, 15 de junho, é dedicada ao fado com Inês Graça, Luís Moreno e Teresa Viola a pisarem o palco instalado no Jardim. D8, o rapper, um dos finalistas do programa Factor X, da SIC, em 2014, atua na noite de 16 de junho, Dia da Cidade de Olhão. 
 
No entanto, o Dia da Cidade começa bem cedo, com a cerimónia do hastear das bandeiras, às 09h30, frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, no monumento frente à Igreja Matriz, onde será colocada uma coroa de flores.
 
Às 10h00, realiza-se a cerimónia de atribuição do nome Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, ao que era conhecido até agora como Museu da Cidade. Numa das suas salas será inaugurada, de seguida, a exposição Olhão, Terra Cubista.
 
O novo edifício do Arquivo Histórico, que mudou de instalações e agora se situa na Rua 18 de Junho, também será inaugurado na manhã do dia 16, às 11h00, sendo-lhe atribuído o nome de António Rosa Mendes.
  
Às 11h30 tem início a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
Também a Biblioteca Municipal de Olhão passará a ter um patrono. Neste caso, será atribuído o nome de José Mariano Gago, um ilustre físico com raízes no concelho de Olhão (Pechão), conhecido por ter sido o ministro que mais tempo exerceu funções de forma continuada nas áreas do Ensino Superior e da Ciência, revolucionando a forma de ver esta área do conhecimento. 
 
A cerimónia na Biblioteca realiza-se às 16h00, onde meia hora depois será inaugurada, na galeria, a exposição do Centro de Pintores Olhanenses.