Sociedade

Festival da Comida Esquecida volta a celebrar a gastronomia e cultura do interior do Algarve

Festival da Comida Esquecida, (QRER)
Festival da Comida Esquecida, (QRER)  
A 3ª edição do Festival da Comida Esquecida, organizado pela QRER, Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, terá três experiências gastronómicas ao interior do Algarve.

PUB

O programa arranca no dia 14 de setembro, em Querença, entre as 10h00 e as 15h00, com o regresso os Piqueniques de Charme, recuperando uma experiência de sucesso da primeira edição, introduzindo novas experiências e diferentes áreas temáticas a explorar, como a dos vinhos e a da doçaria regional.

No dia 19 de outubro, será a vez do almoço, na Herdade do Barranco do Vale, em São Bartolomeu de Messines entre as 9h30 e as 15h30. 

No dia 16 de novembro, decorre a última sessão do Festival da Comida Esquecida, com mais um Piquenique de Charme na Quinta do Freixo, em Benafim, das 9h30 às 15h30. 

As inscrições nos dois primeiros eventos já se encontram abertas no novo website do projeto www.comidaesquecida.pt . Para acesso aos formulários de inscrição e informações mais detalhadas, os interessados podem consultar as páginas dedicadas a cada evento. Todos os eventos têm limite de vagas e implicam inscrição prévia. 

Segundo a organização, o Festival da Comida Esquecida diferencia-se "por recuperar alimentos, práticas e saberes em risco de desaparecimento, relacionando gastronomia, cultura e envolvimento comunitário em territórios de baixa densidade". Para a QRER o turismo cultural e criativo, enraizado na identidade e tradições das comunidades, "representa uma oportunidade concreta de defesa do seu património cultural e de desenvolvimento e estímulo à economia".

Colaboram na iniciativa, várias entidades, com o objetivo de dar a conhecer as tradições alimentares algarvias. Nesta edição, a QRER destaca a Proactivetur, que coloca alguns dos seus recursos ao serviço do festival, mas também a Rêverie, a Herdade do Barranco do Vale e a Quinta do Freixo, que acolhem a realização de eventos nos seus espaços e participam na sua organização. Para além disso, os vinhos da Herdade do Barranco do Vale estarão presentes em todos os eventos desta 3ª edição.

O festival conta também com o financiamento e apoio do Turismo de Portugal, da Região de Turismo do Algarve, do Município de Loulé, através do projeto “Convite ao Interior”, e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.