Economia

Festival da Sardinha atraiu mais de 45 mil pessoas à zona ribeirinha de Portimão

Segundo nota da autarquia, a edição deste ano do Festival da Sardinha, "constituiu um sucesso em toda a linha" atraindo mais de 45 mil pessoas à zona ribeirinha de Portimão.

PUB
 
Em termos comparativos com o período homólogo do ano passado, os seis restaurantes participantes no evento registaram um incremento de procura, com destaque para o “Prato Festival”, composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia.
 
Também a sardinha no pão teve uma grande procura, verificando-se a venda de cerca de meia tonelada de sardinhas nos dois espaços existentes, a cargo do GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança Atlético Clube.
 
Outro aspeto de realce, segundo a autarquia, relacionou-se com a qualidade da sardinha vendida ao longo do evento, facto reconhecido unanimemente pelos muitos consumidores que procuraram o mais afamado pitéu gastronómico de Portimão.
 
Os espaços para venda de bebidas/cafés - cuja exploração esteve a cargo da Associação Juvenil “O Infante”, Clube de Taekwondo de Portimão, Clube Recreativo e Desportivo de Chão das Donas e Núcleo de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa - registaram igualmente bom movimento, sendo de sublinhar que a organização não cobrou quaisquer custos às coletividades envolvidas, como forma de apoiar o associativismo local, que esteve na origem e sempre participou empenhadamente no Festival da Sardinha.
 
Complementando a oferta gastronómica e o cartaz musical, em todo o eixo da zona ribeirinha houve diversos stands para empresas ligadas à restauração, bebidas e doçaria, não faltando uma pequena mostra de artesanato, com alguns artesãos a trabalhar ao vivo, e uma mostra de antiguidades, com loiças, pratas, relógios, pratas, joias, selos e outros artigos.