Sociedade

Festival da Sardinha com ‘record’ de 133 mil entradas

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A edição deste ano do Festival da Sardinha, que se realizou de 30 de julho a 4 de agosto, bateu todos os máximos de visitas, com os pórticos do evento a registarem 133.404 entradas, informou o Município de Portimão em nota publicada.

PUB
Dados da autarquia confirmam que o dia com maior afluência ao recinto foi ontem, 4 de agosto, com o registo de 28.031 entradas, verificando-se um pico de permanência às 22h45, quando muitas pessoas quiseram assistir ao concerto dos Delfins, que estão em digressão nacional para comemorar 40 anos de carreira.
 
Durante os seis dias do principal evento gastronómico do Algarve, e um dos mais emblemáticos do país, foram consumidos 2.210 quilos de sardinha, confecionadas pelas cinco coletividades do concelho que marcaram presença no festival.
 
Segundo a organização, desde 2023 que o festival é um evento sustentável, tendo sido "desviados" do aterro sanitário, um total de 5 650 kg de matéria, que voltará a entrar no sistema circular de produção, nomeadamente orgânicos - 4 300 kg; papel/cartão – 560 kg; plástico/metal – 680 kg; vidro – 110 kg. Dados apurados pela EMARP – Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão, também foram enviados para o aterro 8 200 kg de indiferenciados.