Sociedade

Festival da Sardinha é candidato a "Evento do Ano" nos prémios AHRESP

Depois de em 2022 o Festival da Sardinha ter sido eleito o melhor evento gastronómico de verão na Europa pelo conhecido site de viagens Big 7 Travel, este ano é candidato finalista na categoria de "Evento do Ano" dos prémios AHRESP 2023, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

PUB
Já na 7.ª edição, o evento distingue anualmente os melhores do ano nos setores da Restauração, Alojamento e Promoção Turística em Portugal. A votação para a eleição nesta categoria, entre outras, decorre até 7 de maio, devendo os interessados aceder ao site da AHRESP dedicado ao concurso (premiosahresp.com.pt), onde podem ser encontradas as categorias e todos os candidatos, entre projetos, eventos, serviços, estabelecimentos, entidades formadoras, revelações gastronómicas, destinos turísticos, produtos, profissionais, talentos, etc.
 
O apuramento do vencedor em cada categoria é feito com base numa média ponderada de 50 por cento da votação online, enquanto os restantes 50 por cento serão definidos pela votação da comissão de honra, composta por figuras de renome, na esmagadora maioria associadas ao turismo e à comunicação social.
 
Segundo dados da Câmara Municipal de Portimão, a 26.ª edição do Festival da Sardinha, (2022) bateu todos os máximos de afluência com 110 mil entradas, a uma média diária superior às 20 mil visitas. Durante os cinco dias do certame gastronómico, e apenas dentro do recinto, foram consumidas três toneladas de sardinha.
 
Mais uma vez com entrada livre, a edição deste ano decorrerá de 1 a 6 de agosto e já se encontra em preparação, com destaque para a recriação histórica da descarga da sardinha, a inaugurar o certame, assim como o cartaz do palco principal: Carlão (dia 1), Aurea (dia 2), André Sardet (dia 3), Virgul (dia 4), Cuca Roseta (dia 5) e Tony Carreira (dia 6).