Sociedade

Festival de Curtas-Metragens de Faro recebeu 3 mil propostas de todo o mundo

 
A 8ª edição do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro vai decorrer na semana de 20 a 25 de agosto na Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF), que volta a ser palco de mais uma edição de um dos maiores festivais de cinema a sul do Tejo.

 
Este ano, a FARO 1540, entidade que organiza o FARCUME, diz ter registado "uma enorme afluência de inscrições, a maior de sempre, que atingiu quase os 3000 trabalhos (ao todo 2872) oriundos de 107 países e que equivaleu a 472 horas". A título de curiosidade, a FARO 1540 adianta que se todas as curtas tivessem sido selecionadas "teríamos quase 20 dias de festival non stop (24 horas por dia)".
 
Contudo, a seleção foi "criteriosa" e os cinéfilos que se deslocarem aos Artistas terão a possibilidade de visualizar cerca de 280 curtas provenientes de 53 países e repartidas em quatro categorias: Animação, Documentário, Ficção e Videoclip. Destes filmes, muitos deles já foram premiados em reputados festivais internacionais enquanto que outros são estreias absolutas.
 
As sessões terão inicio todos os dias às 21 horas e como habitualmente decorrerão ao ar livre e no salão nobre desta sociedade. A entrada é livre.