De 13 a 15 de setembro, às 21h30, o Centro Cultural de Lagos, recebe o Festival de Flamenco, considerado pela organização como o "mais antigo que se realiza em Portugal".
Nesta edição, houve o cuidado de diversificar os 3 espetáculos a apresentar. Cada espetáculo é diametralmente oposto, para que o público entenda as diferentes linguagens atuais deste género de música e dança, elevado a Património Imaterial da Humanidade em 2010 pela UNESCO.
A abertura do 17º Festival Flamenco de Lagos será feita com o flamenco mais tradicional desprovido de “aditivos”, a cargo do Cuadro Flamenco Gonzalo Quintero, bailaor sevilhano.
No dia seguinte, é a vez do “nuevo flamenco” marcar presença com um espetáculo de piano flamenco jazz, levado a cabo pelo grupo de Chiqui Cienfuegos. O repertório a apresentar está composto por bulerías, soleares, tangos, tanguillos, rumbas com uma sonoridade muito pessoal.
O Festival encerra com o Cuadro Flamenco Mirabras. Este projeto originário da província de Cádiz, é liderado pelo guitarrista Niño Manuel que mistura o flamenco puro com a inclusão de flautas.
Os bilhetes estarão à venda a partir de 4 de setembro no Centro Cultural de Lagos.