A Associação Música XXI disse em comunicado de imprensa que, “esta edição do Festival de Órgão do Algarve alcançou os melhores resultados de sempre”.
O evento decorreu entre os dias 2 e 30 de Novembro e, mais de 2000 pessoas assistiram aos 13 concertos de música para Órgão que ecoaram em seis igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira.
Margarida Oliveira, Daniel Nunes, Inês Machado, Sérgio Silva, Paulo Bernardino e Andrés Cea Galán foram os organistas convidados pela Associação Cultural Música XXI para esta 11ª edição do Festival, que contou também com a participação de Bruno Nogueira (tenor), Coral Adágio, Edgar Barbosa (trompa), Ensemble Vocal Introitus, Escola de Órgão da Sé de Faro e Coro de Câmara Vozart.
Esta edição ficou marcada também pela inauguração do restauro do Órgão da Igreja Matriz de Portimão, num concerto especial após os intensos trabalhos de reparação do instrumento pelo mestre organeiro Dinarte Machado.
Por outro lado, a inusitada combinação de órgão e trompa arrancou aplausos. Merece também relevo o itinerário vocal preparado para a Igreja Matriz de Boliqueime, com enquadramento histórico de Guilherme d'Oliveira Martins e proclamação de orações pela escritora Lídia Jorge.
O primeiro concerto pedagógico do Festival conheceu igual sucesso, ficando na memória de alunos e professores. A presença dos alunos da Escola de Órgão, vindos de paróquias de toda a região, marcou o Festival.
Concertos bastante emotivos tiveram lugar na Sé de Faro, o primeiro com órgão e canto gregoriano que incluiu escurecimento total da igreja.
O encerramento do Festival trouxe um concerto de repertório exigente, em que houve lugar a algumas surpresas cantadas.
Segundo adianta a Associação de Música XXI, o Festival de Órgão do Algarve tem vindo assim a ganhar cada vez maior visibilidade e afirma-se atualmente pela maior longevidade no país. Para 2019, antevê-se a inclusão do novo órgão da Igreja do Carmo em Tavira na programação do Festival, a aposta em nova música de câmara, a parceria com consulados na região que permitam a vinda de maior número de organistas internacionais, a continuação do estímulo à formação de público escolar, bem como a continuação da parceria com a Escola de Órgão da Sé de Faro.
O Festival de Órgão do Algarve 2018 foi organizado pela Associação Cultural Música XXI e contou com o apoio de diversas entidades da região.