Sociedade

Festival de Órgão do Algarve inaugura restauro do Órgão de Tubos da Igreja Matriz de Portimão

A Associação Cultural Música XXI organiza a 11ª edição do Festival de Órgão do Algarve, que percorre os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira.

PUB
 
São 13 concertos distribuídos por várias igrejas da região, a realizar entre 2 e 30 de novembro. O festival inclui concertos, um concerto pedagógico, apresentação de alunos e missa acompanhada ao órgão, protagonizados por seis organistas e vários cantores/instrumentistas, conforma refere nota do Município.  
 
Após trabalhos de desmontagem, reparação, montagem, limpeza e afinação, está marcada para o dia 3 de novembro, pelas 21h30, a inauguração do restauro do órgão de tubos da Igreja Matriz de Portimão, com a organista Margarida Oliveira e a participação do Coral Adágio dirigido pelo maestro António Alves. Para além das obras a solo para órgão que utilizarão toda a registação do instrumento, será apresentada a obra Laetatus Sum para coro e órgão do compositor italiano Domenico Scarlatti, inspirada num salmo religioso.
 
O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 9 de novembro, pelas 21h30. Tentos, batallas, canzonas, suites, romances e concertos serão as obras a escutar, quer a solo quer na combinação peculiar de órgão e trompa, respetivamente com Daniel Nunes e Edgar Barbosa.  
 
Depois de oito anos de Festival de Órgão na cidade de Faro, nesta terceira edição do evento estendida à região pretende-se continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos. 
 
O Festival de Órgão do Algarve 2018 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Município de Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve entre outras entidades.