Tavira acolhe, entre os dias 11 e 24 de setembro diversas iniciativas, entre as quais oficinas e teatro de marionetas, no âmbito do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas Outros Comeres.
Conforme adianta a autarquia em nota emitida, a oficina de construção de marionetas decorre, no dia 11, entre as 10h30 e as 13h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. A iniciativa da Rui Sousa Marionetas destina-se a maiores de 12 anos e visa ensinar a construir uma marioneta de manipulação direta, feita a partir de poliuretano e alguns tecidos, utilizando formas e volumes densos.
No dia 12, pelas 10h30, há “Teatro de Robertos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, e pelas 11hh00, o espetáculo “As Minhas mais Marionetas” por Trulé – Investigação de Formas Animadas, ambos no Jardim de São Francisco. No período da tarde, pelas 19h00, o Teatro de Marionetas de Mandrágora apresenta “Bzzzoira Moira”, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
O Projeto Consonância, da S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, que inclui as peças “O Barbeiro”, “A Tourada”, “O Castelo dos Fantasmas”, “A Rosa e os três namorados” e “O Saloio de Alcobaça”, terá lugar no dia 16, pelas 21h00, na Igreja da Misericórdia “O Ninho”, por Partículas Elementares, e PICNIC, apresentado por Historioscópio - Teatro de Marionetas, ambos pelas 19h00, serão dois espetáculos que se seguem no Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, nos dias 18 e 19, respetivamente.
A encerrar este festival, pode-se assistir à peça “Discursos - O Ttriunfo da Palmeira”, por La Fontana - Formas Animadas, pelas 21h00, também na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. Esta peça aborda a retórica como instrumento de persuasão das massas, capaz de transformar as sociedades, tendo como ponto de partida a voz de algumas das personagens mais marcantes da política do século XX, explica a mesma nota do município.
O FOMe é uma parceria em rede da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve com os municípios do Algarve Central, nomeadamente, Tavira.
Todas as atividade e espetáculos são gratuitos. As reservas -
[email protected] - deverão ser efetuadas a partir do dia anterior ao espetáculo e serão admitidas até ao máximo de duas reservas por pessoa.