Sociedade

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza bate recorde de visitantes

 
 
A 8ª edição decorreu de 4 a 8 de outubro, mais uma vez no sítio privilegiado para observar a migração das aves - Sagres.

 
O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza celebrou a sua 8ª edição batendo o seu recorde de participantes, assegurou a organização.
 
Este ano recebemos cerca de 2150 pessoas, mais 1000 face ao ano passado. 
 
Os participantes usufruíram de 5 dias repletos de atividades dedicadas à Natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, entre eles: o Cabo de São Vicente, o Forte do Beliche, a Fortaleza de Sagres e a Cabranosa.
 
Bateram-se também novos recordes como o número de nacionalidades presentes no festival. Este ano foram 39, mais 10 do que no ano passado. Para além dos países europeus, destacaram-se outras proveniências como Guiana, Nova Zelândia, China, Filipinas, Colômbia e México.
 
Das 250 atividades do programa, algumas merecem destaque por terem sido uma inovação e pela adesão dos participantes, caso das viagens de comboio onde foi contada a história de Sagres, os workshops de música, o observatório móvel, os momentos musicais e aves de madeira distribuídas pelos parceiros e escolas para serem decoradas. 
 
Este ano foram observadas 157 espécies, um número que ainda pode sofrer alterações e 8 delas são consideradas raridades como a águia-da-pomerânia, o alfaneque e o alcatraz-pardo. Nesta edição as espécies observadas pelos participantes foram inseridas na plataforma online PortugalAves/eBird para que estes dados possam ser utilizados para outros fins.
 
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo, tem como co-promotores a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem.