Ambiente

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres observou mais de 130 espécies de aves e duas raridades

Foto| Guillaume Rethor
Foto| Guillaume Rethor  
Decorreu em Sagres, entre os dias 1 e 5 de outubro, a 12ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.

O maior evento nacional dedicado à natureza, organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem, atraiu cerca de 1110 participantes presenciais, provenientes de vários pontos do país, mas também de muitos outros países, desde a Holanda ao Reino Unido, da Alemanha ao Brasil, Venezuela, Paraguai, Argentina, Estados Unidos da América ou Nova Zelândia. Nesta edição a organização destaca em comunicado, que o festival contou também, na vertente online, com a realização de webinares pré-festival onde participaram perto de 200 pessoas. 
 
Durante cinco dias foram realizadas mais de 200 atividades dedicadas à natureza, em que algumas mereceram destaque pela adesão dos participantes. Foi o caso da atividade “Mel de Sagres – 2000 anos de História”; os workshops de fotografia, com o patrocinador Sony a oferecer uma câmara fotográfica a um participante; a tertúlia Aves & Vinho; as atividades com os mais novos em torno do livro “Os Aventureiros e os Piratas da Falésia”, de Isabel Ricardo, cuja história se desenrola no festival.
 
 
É realçado ainda o regresso dos lojistas ao festival, com 16 lojas que estiveram presentes, com os mais diversos produtos.
 
Nos céus de Sagres foram observadas mais de 130 espécies de aves, incluindo duas raridades: a felosa-assobiadeira e o peito-carmim. Foi ainda devolvida à natureza um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), recuperado no RIAS, um dos momentos mais emocionantes para alguns participantes. Para além das aves também foram observados insetos, golfinhos e uma baleia-de-bryde, o primeiro avistamento e registo desta espécie nos mares de Sagres.
 
Para Rute Silva, presidente da Câmara Municipal, o sucesso ao longo dos anos e o reconhecimento deste festival no panorama nacional e internacional, como grande evento de observação de aves e de atividades de natureza, «deve-se ao esforço e colaboração de todos pelo que agradece a todos os parceiros, voluntários, associações, empresas, patrocinadores e participantes que aderiram a esta iniciativa».
 
Atenta à importância deste evento, para a economia do concelho, a autarca considera ainda que «o futuro de Vila do Bispo é o que a natureza nos dá. Só temos de a aproveitar de forma sensata e sustentável».