As inscrições online já estão encerradas, mas poderá inscrever-se presencialmente no secretariado do Festival, no Forte do Beliche.
Segundo a organização, o festival começa com a devolução à natureza de uma ave selvagem reabilitada pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa. A cerimónia decorre, às 10h00, e todos os participantes estão convidados a assistir a este regresso à liberdade.
Segundo a organização, ao longo do festival, haverá dezenas de atividades para todos os gostos e idades: saídas de observação de aves em terra e no mar, caminhadas, workshops, palestras, jogos e oficinas criativas. Entre as novidades deste ano destacam-se atividades como "Reabilitador por um dia", o jogo "Jovem Naturalista", a sessão "Esboçar aves – Palestra ao Ar Livre", e "Vem colocar os dedos na tinta", pensada especialmente para os mais pequenos.
Durante os quatro dias do evento, todos os participantes do festival terão entrada gratuita na Fortaleza de Sagres. O melro-azul (Monticola solitarius) é a estrela desta edição.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem. A 16ª edição é patrocinada por Nadara, Fundação Sousa Cintra e Salema EcoCamp.
O programa completo e inscrições estão disponíveis em www.birdwatchingsagres.com.