O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a Vila de Sagres entre os dias 2 e 5 de outubro.
Durante quatro dias, os participantes terão oportunidade de usufruir de atividades ligadas à natureza, com um especial destaque para as aves.
O evento, que pretende reunir mais de 800 participantes é dirigido a famílias e a pessoas que querem conhecer melhor as aves e a natureza da região.
A 5º edição é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila do Bispo, SPEA e Almargem, e terá atividades gratuitas e outras com desconto de festival.
Ao Algarve Primeiro, Rute Silva, Vice-Presidente da autarquia de Vila do Bispo, adiantou que está prevista uma programção de "atividades inovadoras, ligadas à geologia, à natureza e saídas noturnas".
Rute Silva destaca este festival "como um dos mais importantes a nivel ibérico", frisando a criação de "pacotes especiais de alojamento nas unidades hoteleiras, de modo a garantir a presença dos visitantes por mais dias, e com isso explorar e conhecer melhor o concelho"
Os participantes terão ao seu dispor um leque de atividades muito diversificado que vão desde saídas de campo para observar aves, mini-cursos de diversas temáticas, saídas pelágicas para observação de cetáceos e de aves marinhas, passeios a cavalo, iniciativas de fotografia, caminhadas com burros de carga ou até atividades de educação ambiental para os mais novos.
Este ano a ave com direito a destaque é a toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans) que apesar de não ser o passeriforme migrador mais abundante em Sagres, é mais uma das muitas espécies de aves migradoras que durante o final do verão e início do outono enriquecem a biodiversidade local.
Mas o grande atrativo continuam a ser as cegonhas, águias, abutres, falcões e outras aves planadoras que sobrevoam o céu de Sagres nesta altura do ano.
De acordo com Nuno Barros, da SPEA, “No período pós-nupcial para a maioria das espécies de aves, entre agosto e novembro¸ a península de Sagres torna-se um dos mais extraordinários locais da Europa para o birdwatching. Milhares de aves migratórias concentram-se na zona, umas no seu caminho para África, outras apenas em movimentos dispersivos para Sul”. Acrescenta ainda que “para além de o fenómenos migratório proporcionar espectáculos de rara beleza, ao longo dos anos, já foram aqui avistadas neste período todas as espécies de aves planadoras registadas em Portugal. É também um local de eleição para procurar raridades. Por todas estas razões muitos turistas, sobretudo ingleses, procuram Sagres nesta época mais calma, para usufruir de uma oportunidade única.”
Anabela Santos, da Almargem refere que “no ano passado participaram cerca de 800 pessoas no festival e verificamos que de ano para ano o evento tem vindo a ganhar notoriedade, não só a nível nacional como também a nível internacional. E embora o festival decorra apenas durante alguns dias, é visível o dinamismo que confere à vila nestes dias e os turistas que regressam a Sagres depois do evento. Este tipo de turismo ganha ainda mais dimensão porque os observadores de aves procuram o destino Algarve sem ser durante o pico do Verão.”