Cultura

Festival de Órgão do Algarve termina no fim de semana com concertos em Faro e Tavira

Samuel Pinto apresenta concerto de improvisação na Igreja de Santiago de Tavira
Samuel Pinto apresenta concerto de improvisação na Igreja de Santiago de Tavira  
Após mais uma semana de concertos e iniciativas, o evento está prestes a encerrar.

PUB
Na sexta-feira 24 de novembro, na Igreja de Santiago de Tavira, o jovem Samuel Pinto apresenta um concerto de improvisação ao teclado. Temas litúrgicos e temas infantis serão o mote para a sua improvisação.
 
Samuel Pinto frequentou os cursos de Música Sacra Católica e Órgão Pedagogia em Regensburg, Alemanha, onde também concluiu o mestrado em Órgão Performance. Posteriormente, concluiu o mestrado em ensino de música – variante órgão na Escola Superior de Música de Lisboa.
 
Convidado para fechar a 16.ª edição do evento, o organista luxemburguês Maurice Clement irá apresentar dois concertos. No sábado 25 de novembro, a Igreja da Sé em Faro será palco de um programa de concerto que inicia com música improvisada e percorre em seguida compositores que fazem jus à historia do grande órgão com mais de 300 anos.
 
Na tarde de domingo 26 de novembro, na Igreja de Santiago em Tavira, tem lugar o concerto de encerramento. Num programa totalmente diferente e adaptado às características do órgão contruído por Joaquim António Peres Fontanes em 1785, estará presente Maurice Clement. No final, o Coro Jubilate Deo junta-se ao organista para apresentar o Stabat Mater de Rheinberger.
 
Maurice Clement é organista residente na Filarmónica do Luxemburgo, e regularmente convidado como solista para festivais internacionais, tendo gravado para as editoras Aeolus, Etcetera, Minuit regards, Perfect Noise.
 
Os concertos são de entrada livre e não carecem de reserva prévia. 
 
O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência luxemburguesa Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.