Cultura

Festival de Piano Cidade de Lagoa levou o piano à escola

O III Festival de Piano Cidade de Lagoa, promovido pela associação cultural Artis XXI, termina hoje, tendo realizado um conjunto de iniciativas para levar os sons do piano à população. Depois da iniciativa "Manhãs Musicais", com concertos de piano junto da população sénior, esta quinta-feira, teve lugar a atividade "O Piano Vai à Escola", uma oficina experimental orientada pela compositora Teresa Gentil.

PUB
No Centro Cultural do Convento de S. José, cerca de 40 alunos do ESPAMOL - Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira – Lagoa, participaram na oficina e passaram pelo processo criativo e inventivo da improvisação, baseado na premissa aprender-fazendo.
 
No mesmo dia, no auditório Carlos do Carmo, mais de 65 alunos do mesmo agrupamento participaram no ensaio aberto comentado pela mesma compositora com o Ensemble ARTIS XXI, tendo sido feita uma introdução à peça "Água Míngua", comissionada pela Artis XXI, em que os alunos interagiram, num ensaio com os diversos intérpretes.
 
Para a organização, estas iniciativas visam contribuir para facilitar o acesso a obras dos grandes mestres do piano junto das populações locais e sensibilizar para a descoberta de música contemporânea, aproximando o público jovem à música clássica.
 
O festival termina esta sexta-feira, 27 de maio, com o concerto final a cargo do Ensemble Artis XXI, composto por docentes do Conservatório de Artes de Lagoa e músicos convidados. Será interpretada a Sonata para dois pianos e percussão de Béla Bartók, um dos pilares da música do século XX, e a estreia de uma obra que pretende trazer uma reflexão sobre a atual seca severa vivida na região do Algarve. 
 
Trata-se de um desafio lançado à compositora portuguesa Teresa Gentil, numa obra especialmente encomendada para o III Festival de Piano Cidade de Lagoa. Bilhetes à venda para 27 de maio em ticketline.pt