O DPP’22 (Dias da Percussão Portimão 2022) está de volta à cidade de Portimão com música, arte e alegria. É este o mote da segunda edição do festival que decorrerá entre 9 e 11 de setembro. O evento reunirá percussionistas de renome nacional e internacional, contando com concertos, desfiles, masterclasses e oficinas.
Nesta edição, estarão presentes artistas como Simantra Grupo de Percussão & Luís Figueiredo (Portugal), Vincent Houdijk (vibrafone, Países Baixos), Eixo do Jazz Ensemble (Portugal), Bomboémia (percussão luso-brasileira, Portugal) e os músicos convidados Tiago Manuel Soares (adufe, Portugal), Iago Fernández (bateria, Galiza) e Sérgio Almeida (percussão africana, Portugal).
A proposta de DPP’22 é o diálogo entre os artistas residentes na região algarvia, nomeadamente os alunos do Curso integrado de Música e do Curso Instrumentista de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta e AGP - Algarve Grupo de Percussão Contemporânea, estendendo esta partilha ao público em geral.
Do programa fazem parte a realização de três concertos com uma programação variada ligada ao mundo da percussão: música tradicional, jazz e contemporânea. Destaque para a encomenda musical do DPP’22 ao compositor Luís Figueiredo (arranjo musical “Amar pelos Dois”, Eurovisão 2017), que irá estreiar uma obra para Piano, Adufe e Ensemble de Percussão, com Tiago Manuel Soares e Simantra Grupo de Percussão, assim como a apresentação pública da residência artística do holandês Vincent Houdijk (Academy of Music and Performing Arts, Tilburg, Países Baixos) com um concerto que é resultado da residência artística com o AGP - Algarve Grupo de Percussão Contemporânea.
Para além dos concertos, o DPP’22 promove uma conversa online sob o tema Percussão Contemporânea em Portugal: Criação, Programação, Mediação. A conversa será mediada pela direção artística do festival, tendo a participação dos artistas do festival e programadores convidados, como Tiago Ferreira (FIPA – North Percussion Festival) e Diana Ferreira (FIP - Festival Itinerante de Percussão).
Numa perspetiva pedagógica e de envolvimento direto com a comunidade, o festival terá também uma oferta formativa para público infantojuvenil com duas masterclasses: Vincent Houdijk (“The Inner Ear”, vibrafone) e Iago Fernández (Bateria), assim como três oficinas de percussão com os músicos Tiago Manuel Soares (adufe e trancanholas), Simantra Grupo de Percussão (percussão com lixo reciclado) e Sérgio Almeida (percussão africana).
Haverá ainda, uma jam session na Sociedade Vencedora Portimonense no dia de arranque do festival, em colaboração com O Eixo do Jazz Ensemble, o Curso Integrado de Música e o Curso Instrumentista de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta. A acrescentar à festa, os Bomboémia (Grupo de Percussão da Universidade do Minho) retornam a Portimão para dar ritmo às ruas da cidade.
DPP’22 é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, cofinanciado pela República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, tendo o Município de Portimão, como parceiro estratégico. Conta também com o apoio institucional da Junta de Freguesia de Portimão e Junta de Freguesia de Alvor.