Cultura

Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve em Faro com 10 filmes de produção recente

Heartbeast, de Aino Suni
Heartbeast, de Aino Suni  
Dez filmes de produção recente, integram aquela que é a competição oficial do Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve a decorrer em Faro, entre 2 e 11 de junho, em vários locais da cidade, numa seleção que integra quatro estreias nacionais para filmes de Aino Suni, Paz Encina, Siegfried e Trinh T. Minh-ha.

De acordo com a organização, em competição estarão ainda filmes de Anita Rocha da Silveira, Bertrand Mandico, Camilo Restrepo, Helena Girón e Samuel M. Delgado, Inês T. Alves e Jacqueline Lentzou. A par das exibições de cinema, o FICLA propõe ainda um calendário de atividades paralelas como uma livraria, várias apresentações de livros, conversas, masterclasses, workshops, performances e concertos. No festival, contam-se com as presenças confirmadas de Siegfried, Helena Girón, Samuel M. Delgado, Trinh T. Minh-ha.
 
Ao longo de toda a semana do festival, será possível ter acesso a workshops de crítica literária e de escrita de guião e assistir ao lançamento livros. Destaque ainda para a masterclass orientada pela realizadora Trinh T. Minh-ha e a conversa sobre Cinema de Guerrilha com a participação de Mirian Tavares, Fernando Leitão Correia, António Costa Valente e moderação de Duarte Baltazar. 
 
Incluídas no ciclo "Corpos" estão duas performances de Miguel-Bonneville (MB3& 2008 - 2018), assim como uma conversa e leitura com Rafaela Jacinto, sobre o representação do corpo na sua obra.
 
A edição 2022 do FICLA que é co-produzida pela Câmara Municipal de Faro, ocupará o IPDJ Faro, o Museu Municipal de Faro, a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, Universidade do Algarve, o DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve e a ARCM - Associação Recreativa e Cultural de Músicos bem como a livraria localizada em frente ao Museu Municipal.
 
O programa completo para esta edição pode ser encontrado em www.ficla.pt.
 
Seleção dos 10 filmes em competição:
 
After Blue, de Bertrand Mandico [2022]
Águas do Pastaza, de Inês T. Alves [2022]
Bengali Variation, de Siegfried [2021] (Estreia Nacional)
EAMI, de Paz Encina [2022] (Estreia Nacional)
Eles Transportan a Morte, de Helena Girón e Samuel M. Delgado [2021]
Heartbeast, de Aino Suni [2022] (Estreia Nacional)
Los Conductos, de Camilo Restrepo [2020]
Medusa, de Anita Rocha da Silveira [2021]
Moon, 66 Questions, de Jacqueline Lentzou [2020]
What About China?, Trinh T. Minh-ha [2021] (Estreia nacional)