A 32ª edição do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve prossegue em Abril, com música barroca, sacra e de câmara.
Assim na próxima sexta-feira, dia 21 de Abril, pelas 21h00, na Igreja do Carmo em Tavira, o FIMA apresenta "Concertos Brandeburgueses" com a Academy of Ancient Music dirigida pelo violinista Bojan Cicic, partilhando o palco com os solistas Rachel Brown na flauta e Alastair Ross no cravo.
A Academy of Ancient Music, que interpreta música do período barroco e clássico respeitando os padrões interpretativos originais, vem do Reino Unido, trazendo na bagagem um reportório de Bach e Telemann, representantes do Barroco nos seus momentos finais.
No domingo, dia 23, pelas 11h00, na Igreja Matriz de Loulé, a "Música Sacra de Mozart" chega pelas mãos e vozes da Orquestra Clássica do Sul e do Coro de Câmara "Lisboa Cantat", sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, maestro titular e diretor musical da Sinfonietta de Lisboa.
O primeiro concerto da série "Grandes Quartetos" acontece no dia 27, no Auditório Municipal de Lagoa, às 21:00h, com o Quarteto de Jerusalém. O "Quarteto de Cordas nº 11, Op. 95" de Beethoven, que abre este concerto, é o último da sua fase intermédia, durante a qual se agravou a sua surdez.
O Quarteto de Jerusalém é também o protagonista no concerto de dia 28, no Auditório Pedro Ruivo em Faro, também às 21:00h. Haydn, Debussy e Beethoven são os grandes mestres a interpretar neste espetáculo.
O mês termina com "Serenatas e Sinfonias de Câmara", interpretadas por agrupamentos de câmara da Orquestra Clássica do Sul, no dia 30, às 19:00h, na Igreja da Misericórdia em Faro.
O FIMA assinala a 32ª edição deste que é um dos mais antigos festivais do país, dedicado à música erudita. O programa inclui a realização de 20 concertos em todo o território regional, entre os meses de Março e Maio de 2017, contando, para tal, com a colaboração dos municípios e outras entidades do Algarve para a utilização dos diversos auditórios da região, ao abrigo do programa 365 Algarve.
Algarve Primeiro